Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VÍDEOS EDUCATIVOS SOBRE A CONSULTA DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Relatoria:
RENATA REGINA DE LIMA
Autores:
- ELIANE GOLDBERG RABIN
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: A Consulta de Enfermagem (CE) no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), é um amplo espaço para que o enfermeiro estabeleça vínculo com as usuárias e promova atendimentos voltados para os aspectos biopsicossociais. Entretanto, a assistência à saúde da mulher ainda persiste intimamente relacionada com seu ciclo reprodutivo, limitando a assistência de forma a comprometer o princípio da integralidade. Objetivo: Construir e validar vídeos educativos destinados aos enfermeiros que atuam na APS, como subsídio na Consulta de Enfermagem às mulheres e no seu registro. Metodologia: Estudo metodológico de produção tecnológica para elaboração de vídeos educativos realizado em três fases. Na primeira, denominada pré-produção, selecionou-se os temas e elaborou-se o roteiro dos vídeos. Na segunda etapa, produção, houve a elaboração dos storyboards e edição dos vídeos educativos no software Animaker. Na terceira etapa, pós-produção, os vídeos foram avaliados por juízes-especialistas em duas rodadas: na primeira, os vídeos educativos não atingiram a pontuação mínima para validação; então na segunda rodada foram readequados e validados quanto ao seu conteúdo. Resultados: Criou-se uma série de quatro vídeos informativos e animados, acessíveis em um canal no YouTube®, disponível em https://www.youtube.com/@enfAPS, produzidos com o intuito de divulgar conceitos, legislação e relevância do Processo de Enfermagem aplicado à consulta de Enfermagem às mulheres, de forma a instigar a reflexão sobre a prática profissional, conforme os subtemas: Processo de Enfermagem e o método SOAP; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento, implementação e avaliação de Enfermagem. Conclusão: Os vídeos educativos elaborados constituem-se como instrumentos de qualificação profissional, com potencial de subsidiar o enfermeiro da APS na gestão do cuidado de enfermagem à saúde da mulher.