Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O ADVOCACY NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Karla Gualberto Silva
Autores:
- Sheila Nasciemento Pereira de Farias
- Matheus de Oliveria Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O advocacy em saúde corresponde a luta pela garantia dos próprios direitos e dos direitos dos pacientes/usuários dos serviços de saúde por meio de um cuidado de excelência e qualidade. Aliado a isso, proporcionar tais direitos oferece subsídios para o alcance da saúde de indivíduos e grupos sociais, sobretudo os mais vulneráveis, além de desenvolver um elo entre os serviços de saúde e a população. A inserção dos construtos do advocacy nos currículos de graduação em enfermagem, contribui para a valorização da categoria e reconhecimento da profissão na busca de salários dignos e melhores condições de trabalho Cabe salientar ainda, que os docentes e discentes são atores ativos no processo ensino-aprendizagem, e uma vez que estes adquiram os conhecimentos acerca do advocacy, poderão implementar em sua prática cotidiana, disseminando os conhecimentos aprendidos. Objetivo Geral: Analisar o conteúdo relacionado ao advocacy nos currículos de graduação de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa do tipo Pesquisa Ação para melhor compreensão do advocacy no processo ensino-aprendizagem da graduação de enfermagem. O estudo será realizado nas Faculdades de Enfermagem públicas, de caráter Federal localizadas da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, as quais desenvolvem atividades em nível de graduação, pós-graduação latu senso e stricto sensu. Os participantes deste estudo serão os docentes dos cursos de graduação em enfermagem da instituição cenário. Essa escolha relaciona-se pelo reconhecimento destes como atores ativos envolvidos no processo ensino-aprendizagem na formação em enfermagem. Para a coleta de dados será realizada por meio de dois instrumentos, quais sejam: um formulário de informações sociodemográfico e um roteiro do grupo focal com perguntas acerca do advocacy. Os dados serão analisados pela análise de conteúdo de Bardin e para apoiar a análise dos dados desta pesquisa, será utilizado também o software IRAMUTEQ. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery/ Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEP-EEAN/HESFA/UFRJ) e coparticipantes contemplando a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº466, de 12 de dezembro de 2012, contemplando os aspectos éticos da pesquisa que envolve seres humanos. O projeto encontra-se na fase de coleta de dados.