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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA SEMIOLOGIA PARA ENFERMAGEM: RELATO DE CASO
Relatoria:
Anna Vitoria De Lima Cortez Lopes
Autores:
  • Maria Vitória de Sá Marques
  • Gilmarley Lima de Sousa
  • Lara Rebeca Piauilino Freitas de Sá
  • Francisca Maria Andrade de Passo
  • Jessica Menezes de Nogueira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A semiologia é de fundamental importância para a enfermagem pois é através da mesma que os estudantes têm seus primeiros contatos com seus primeiros pacientes e onde tem a oportunidade de pôr em prática todos os outros conteúdos vistos em disciplinas anteriores. É importante ressaltar, que tal metodologia trás aos estudantes vivências únicas, olhares mais humanos e mais agilidade em seus atendimentos, isso ocorre através da prática com estudantes e funcionários, onde cada um tem um corpo diferente para ser examinado e um humor que também se difere o que permite as estudantes terem uma carga de conhecimento maior. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma ação de semiologia, que ocorreu na Universidade Federal do Piauí, Floriano, Piauí. METODOLOGIA: O presente estudo classifica-se como qualitativo do tipo relato de experiência. Na busca por excelência, atendimento humanizado e agilidade teve-se a ideia de fazer uma ação de enfermagem com a comunidade acadêmica. A mesma, teve a função mostrar para a população como estava sua saúde, meios e técnicas de atendimento e unir a teoria à prática através dessa ação. Foi desenvolvido no mês de janeiro de 2023. Os sujeitos da pesquisa foram as próprias estudantes, através de diálogos, procedimentos como anamnese, oximetria, aferimento de pressão e avaliação nutricional. RESULTADOS: Os procedimentos realizados trouxeram às alunas uma experiência única de aprendizado. Isso se deu devido a grande procura pelo atendimento, que por sua vez traz as alunas formas mais humanas de tratar seus pacientes e te convida-los a cuidar de sua saúde por alguns minutos. Em soma, tais procedimentos requer das mesmas um trabalho em equipe de qualidade, agilidade no atendimento para que todos possam usufruir do mesmo e um cuidado humanizado frente ao público que se encontra cansado, estressado e por vezes com algumas patologias, mas que mesmo diante disso não deixaram de colaborar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É indubitável que tal metodologia de ensino configurou-se como importantes métodos de aprendizagem de crescimento pessoal para cada uma ali presente. Tais atividades trouxeram uma oportunidade de vivenciar de forma mais intensa um atendimento de enfermagem, possibilitando ainda a união de conteúdos teóricos e práticos para realização do mesmo. Essa grande procura, possibilitou ainda em uma prática maior dos procedimentos o que resultou em uma confiança maior para realizá-los nos estágios hospitalares.