Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Júri Simulado em Enfermagem: Um Relato de Experiência
Relatoria:
Manuela de Sousa Machado
Autores:
- Paulo Alexandre de Souza São Bento
- Marcos Vinícus Alonso Legentil
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Segundo Berbel (2011), as metodologias ativas são um método inovador, pois se baseiam em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar os desafios advindos das atividades essenciais da prática social. Dentro desse processo, inclui-se uma espécie de inversão de papéis, onde os alunos são colocados no papel de protagonismo, e os professores num lugar de suporte, oferecendo autonomia. Diante disso, na disciplina de Conhecimentos e Métodos do Cuidar em Enfermagem, foi apresentada a proposta de um trabalho intitulado Júri Simulado, no qual utilizou metodologia ativa trazendo um debate sobre Teorias de Enfermagem, até chegar a um veredicto. Objetivo: Relatar a experiência vivida a partir de uma metodologia ativa denominada Júri Simulado. Metodologia: Relato de experiência, amparado por uma abordagem descritiva, uma vez que é baseado na reflexão de uma vivência. Resultados: A disciplina Conhecimentos e Métodos do Cuidar em Enfermagem traz como parte da Ementa o estabelecimento de relações entre as bases teóricas do cuidado e o conhecimento, teorias de enfermagem e modelos de sistematização do cuidado de enfermagem. Sabendo que o Processo de Enfermagem é um método técnico-científico para implantação da prática do exercício da enfermagem por meio de uma teoria que visa solucionar as demandas do paciente, foi disposto o trabalho acadêmico Júri Simulado, cujo tinha como objetivo, aplicar diversas teorias de enfermagem ao mesmo caso clínico, sujeito a um veredicto de qual foi mais bem aplicada. Para a realização deste, a turma foi dividida da seguinte forma: 1 banca de júri, composta por 4 alunos escolhidos pelo professor e 6 grupos cujo cada um correspondia a uma teoria de enfermagem, escolhida por um sorteio, sendo estas, Teoria Ambientalista de Florence Nightingale; Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta; Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson; Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger; Teoria das Transições de Afaf Meleis; Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. Por meio das notas, critérios de avaliação e consenso, foi escolhido Madeleine Leininger como grupo vencedor. Considerações Finais: A metodologia ativa sala de aula invertida é um recurso de extrema importância para a formação do discente com segurança, incentivando a horizontalidade compreendendo que o ensino é uma construção de ambas as partes.