LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ENFERMEIRA(O) WORLD: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Relatoria:
Leticia Leite Costa
Autores:
  • Geikson Matheus Lima de Medeiros
  • Maynara Fernanda Carvalho Barreto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) trata-se de uma proposta ético-político-pedagógica que tem como um de seus elementos transformar e melhorar os processos de saúde, capacitação e qualificações especializadas, práticas de educação em saúde, bem como organizar eventos e serviços a partir de uma perspectiva intersetorial. A EPS possui como referência conceitual o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), aprendizado diário e uma equipe engajada. OBJETIVO: Analisar os principais pontos da EPS, com o intuito de compreender seu impacto na formação e atualização dos profissionais da área, e sua contribuição para a melhoria dos serviços de saúde por meio de jogo. MATERIAIS E MÉTODOS: Relato de experiência vivenciado no curso do Bacharelado de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, na disciplina de Gestão em Enfermagem I. Refere-se ao desenvolvimento de um jogo baseado na estética do Super Mario World, em que uma enfermeira vivencia ambientes nos quais ela precisa implementar práticas de educação permanente em saúde para avançar nas fases do jogo. RESULTADOS: A EPS é um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento profissional para profissionais de saúde. Os princípios da EPS fornecem diretrizes básicas para garantir a atualização e melhoria contínua dos conhecimentos, habilidades e competências dos profissionais de saúde. Os profissionais de saúde devem estar dispostos a atuar de forma holística, considerando as necessidades individuais e coletivas dos pacientes. O jogo ENFERMEIRA(O) WORLD foi desenvolvido por graduandos do curso e aplicado com os mesmos. Durante a execução foi perceptível boa aceitação e participação por parte dos discentes, os quais competiram habilidosamente enquanto se divertiram e adquiriram conhecimentos práticos e teóricos sobre EPS. CONCLUSÃO: A EPS desempenha papel central no desenvolvimento profissional dos trabalhadores da saúde. Ao promover a aprendizagem ao longo da vida, estas iniciativas visam atualizar conhecimentos, melhorar competências e promover mudanças positivas na prática de cuidados de saúde. A gamificação é uma excelente estratégia para o desenvolvimento de atividades na educação permanente em saúde uma vez que propicia desafios atrativos que estimulam a resolução de problemas bem como a criticidade.