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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE LIDERANÇA PARA ENFERMEIROS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Relatoria:
Leticia Leite Costa
Autores:
  • Jéssica Letícia Diniz Gomes dos Santos
  • Maynara Fernanda Carvalho Barreto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A equipe de enfermagem, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, representa mais de 60% da força de trabalho da saúde. Nesse contexto, as relações interpessoais desempenham papel fundamental, sobretudo no trabalho em equipe, troca de saberes, experiências e habilidades, em que a efetiva colaboração entre os integrantes da equipe é o basilar para prestação de uma assistência de qualidade. OBJETIVO: Identificar as competências essenciais para liderança que os enfermeiros devem desenvolver para promover relações interpessoais habilidosas e eficazes. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em junho de 2023 por meio da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com os seguintes descritores em Ciência da Saúde: “Assistência”; “Líder” e “Enfermagem”. Inicialmente foram encontrados quarenta e nove estudos. Os critérios de inclusão foram: estudo original; indexado; data de publicação entre os últimos cinco anos. Foram excluídos os estudos não disponíveis na íntegra, repetidos, manuais e livros. Assim, para o corpus de análise foram encontrados nove artigos. RESULTADOS: As principais competências relacionadas à liderança do enfermeiro foram: 1)comunicação efetiva, para se expressar claramente, transmitindo informações de maneira compreensível e empática para os pacientes; 2) empatia, a qual permite construam relacionamentos de confiança e sejam sensíveis às necessidades dos membros da equipe; 3) inteligência emocional, capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros, colaboração para conseguirem trabalhar em equipe, compartilhar informações, ouvir diferentes perspectivas e trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados; 4) habilidades de resolução de conflitos; 5) liderança ética e o pensamento crítico que permitam o enfrentamento de desafios complexos, buscando soluções que beneficiem os pacientes e a equipe na totalidade. CONCLUSÃO: As competências identificadas contribuem para uma maior qualidade da assistência, resultante do respeito mútuo e colaboração entre a da equipe de enfermagem.