Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
AMBIÊNCIA TRANSFORMANDO A ASSISTÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM: PROJETO DE INTERVENÇÃO
Relatoria:
Ana Júlia Azevedo Silva
Autores:
- Abner Chaves Silva
- Beatriz Freitas Holanda da Silva
- Igor Alves de Paiva Nascimento
- Luiza Cristhina Alves Emiliano
- Giovanna Rosario Soanno Marchiori
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na atualidade, a formação do futuro Enfermeiro(a), não pode ser pautada apenas nas habilidades técnicas para emprego na assistência, mas de experiências vividas e na aplicação de conhecimentos que pautam o saber-fazer. A ambiência é imprescindível para o desenvolvimento do cuidado de Enfermagem. Florence Nightingale, deixou como legado em que o ambiente transforma e viabiliza a assistência do cuidar. Objetivo: estimular no acadêmico de Enfermagem detectar e intervir em situação problema na prática da Atenção Primária em Saúde. Metodologia: trata-se de relato de experiência, da ação exercida da por acadêmicos de Enfermagem da disciplina PIESC II, da turma de 2º ano do curso de graduação. O cenário da intervenção foi uma Unidade Básica de Saúde. Resultados: Foi realizada a limpeza do ambiente externo para a implementação de medidas interventivas, a reutilização de materiais que se encontravam no setor, arrecadação de plantas ornamentais e a produção e exposição de um banner explicativo com instruções sobre como cuidar do espaço, implicou na idealização e produção de um jardim mantido pelo público-alvo durante sua passagem pela UBS. Conclusão: Os acadêmicos demonstraram a importância da promoção de saúde e educação ambiental de modo individual e coletivo, relacionados a melhoria das condições sanitárias e estéticas que resultam na melhoria da qualidade de vida, segurança, saúde e bem-estar. Permitiu também, reconhecimento, aplicabilidade e importância de uma das teorias de Enfermagem no processo de busca à saúde. Ressalta-se que a experiência teve como foco a mediação da aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos educandos na visão da aplicação dos saberes da educação em saúde e visão crítica formativa para aprendizado na gestão em Enfermagem, na redução efetiva do ambiente nocivo à saúde, diminuindo com a ação, riscos à saúde dos mesmos, quanto à satisfação visual comparado à situação encontrada anteriormente.