Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Adequação da educação em saúde de crianças em situação de vulnerabilidade: um relato de experiência
Relatoria:
Marcella Vitória Sperle Bizarro
Autores:
- Julianne Fabiano Moura
- Marcela Goes dos Reis
- Thalita Francieli de Góes Lima
- Yasmim Romaneli da Silva
- Eliza Cristina Macedo
- Willian Pontes Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ações de promoção à saúde para crianças são de grande relevância, pois contribuem para a disseminação da qualidade de vida, reduzindo, portanto, a vulnerabilidade e os riscos à saúde decorrentes da falta de acesso ao conhecimento e oportunidades. Todavia, essas atividades devem ser organizadas para que o conhecimento acadêmico seja adequado/reformulado aos contextos culturais, subjetivos, sociais e ambientais do público alvo. Nesse sentido, a Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar (LAPEM) através do projeto de extensão Laboratório Vivo: qualidade de vida de crianças e seus cuidadores organizou um evento sobre higiene com crianças de uma organização sem fins lucrativos. Objetivo: Relatar a experiência da ação em saúde na adequação do conhecimento perante crianças em vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a necessidade de se moldar o conhecimento em ações de saúde voltadas para crianças em vulnerabilidade. Participaram 13 estudantes da ação que ocorreu no projeto social Vinde a mim da Associação Luz dos Povos. Consistiu em uma roda de conversa composta por acadêmicos e as crianças, abordando sobre tópicos da higiene pessoal como a higienização das mãos, a escovação dos dentes, a constância de banhos e higiene com as unhas. Resultados:A equipe responsável por ministrar as palestras utilizou uma linguagem adequada a cada grupo de alunos, de acordo com a faixa etária. Priorizou-se apresentar o conteúdo com vocabulário mais popular, de forma clara e menos complexa com as crianças, e em um segundo momento foi utilizado a dinâmica de brincadeiras com conceitos de uma boa higiene. Um ponto chave das diferentes apresentações foi tentar aproximar as crianças da equipe antes de iniciar as atividades. Ao trazer o lúdico para uma aula voltada para o público infantil damos um novo aporte a forma de passar a mensagem, facilitando a aprendizagem e colocando o aluno como o protagonista da ação. Conclusão: Expor, demonstrar e adaptar as ações mostraram-se elementos fundamentais para a execução bem-sucedida das atividades. Ao proporcionar essas experiências, as crianças têm a oportunidade de se envolver ativamente no processo de identificação de sua própria situação educacional e compreender o contexto em que estão inseridas socialmente. Com isso, constatou-se que a adaptação da didática de mediação de conhecimento é um mecanismo essencial para assegurar a absorção adequada de conhecimento pelos ouvintes.