Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Diário de campo como ferramenta de desenvolvimento de competências em um curso técnico em enfermagem
Relatoria:
Carolina Melo Römer
Autores:
- Cecilia Biasibetti Soster
- Michele da Rosa Ferreira
- Dinara Dornfeld
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Frente à necessidade de superação do modelo tecnicista e procedimental da educação profissional de nível médio e, com intuito de formar sujeitos críticos e transformadores da realidade no exercício do trabalho em saúde, as atividades práticas em ambientes de atenção à saúde durante a formação do Técnico em Enfermagem, além de obrigatórias apresentam-se como oportunidades para o desenvolvimento das habilidades práticas. No entanto, as avaliações destas atividades também são de suma importância nesta construção, neste contexto o diário de campo apresenta-se como alternativa não apenas de avaliação, mas também de qualificação neste processo de aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência da aplicação do método avaliativo diário de campo no curso Técnico em Enfermagem durante os estágios curriculares ao longo dos quatro semestres de formação. Metodologia: Relato de experiência referente à avaliação através do diário de campo elaborado pelo discente no decorrer das práticas supervisionadas, desenvolvidas de acordo com a complexidade da teoria apresentada em cada semestre, sendo a prática acompanhada permanentemente do enfermeiro supervisor. Resultados: Os diários de campo demonstram grande potencial não apenas como método avaliativo do processo de aprendizado desenvolvido durante as práticas, mas também como método reflexivo da conduta profissional através das notas pessoais, bem como de revisão do conteúdo através das notas técnicas/teóricas que possibilita a articulação entre teoria e a prática. Além disto, a escrita pelo discente e a posterior leitura pelo docente os aproxima favorecendo esclarecimentos e aperfeiçoamentos da prática. Considerações finais: A avaliação através dos diários de campo permitiu não apenas a mensuração do conhecimento adquirido durante as práticas, mas também a percepção dos discentes quanto às atividades realizadas e o desenvolvimento da revisão do conteúdo para composição do documento escrito a punho. Essa composição realizada desde o primeiro semestre até o final apresenta um arranjo rico em notas teóricas, práticas e pessoais que possibilita a leitura de todo processo de aprendizagem na formação técnica em enfermagem.