LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Experiência do docente do Curso Técnico em Enfermagem com a simulação realística: relato de experiência
Relatoria:
Claudia Rodrigues Sanfilippo
Autores:
  • Patricia de Lima Cozer
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do docente no uso da simulação realística como metodologia de ensino e aprendizagem para os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem de uma Instituição de Ensino particular do Estado de São Paulo. Desenvolvimento: Participaram da experiência nove docentes enfermeiros nas etapas: pré-simulação; simulação e debriefing e estudantes do curso técnico em enfermagem apenas observando a simulação e na fase debriefing. O estudo ocorreu em dois eventos distintos no mês de maio de 2023. Para coleta de dados foi enviado aos docentes um questionário com sete perguntas fechadas pelo google forms. Resultados: Dos dados coletados constatamos que todos os docentes pesquisados concordaram que a simulação realística é uma metodologia que facilita o processo de ensino e aprendizagem; estudantes manifestaram aos docentes feedbacks positivos quando vivenciaram experiências com simulações realísticas; apenas um docente acredita ser indiferente que os estudantes desenvolvam assuntos específicos do cenário que eles irão vivenciar antes da simulação realística e os demais concordam ser essencial que os estudantes desenvolvam antes da simulação os assuntos específicos que irão vivenciar na cena. Considerações finais: A simulação realística permite que os estudantes experimentem ambientes que os aproximem do mundo do trabalho contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. É uma metodologia ativa inovadora que facilita o processo de ensino e aprendizagem e para o docente que a utiliza é necessário planejamento, objetivos específicos e atualizações constantes.