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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRUTURAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE OS CERTOS DA MEDICAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Juliana Pessoa de Souza
Autores:
  • Danielly Farias Santos de Lima
  • Débora Ananias de Melo
  • Jennifer Rebeca Guedes Barbosa
  • Jéssika Julya Monteiro de Farias
  • Aurilene Josefa Cartaxo de Arruda Cavalcanti
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No âmbito da saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado com o intuito de qualificar o cuidado, favorecendo uma assistência segura. Em virtude do elevado número de incidentes que poderiam ser evitados e ocorrências de eventos adversos, no que se refere à preparação e administração de medicamentos, se faz necessário o conhecimento científico e procedimentos de técnicas específicas que possam fornecer eficiência na prestação de cuidados. Dessa forma, a estruturação de cartilha educativa apresentando os certos da medicação, é de extrema importância para minimizar os erros inerentes a essa ação, praticada pelos profissionais de Enfermagem. OBJETIVO: Descrever a experiência de estruturação de cartilha educativa sobre os certos da medicação. METODOLOGIA: Trata-se do relato de experiência, vivenciado por discentes da graduação de Enfermagem, na estruturação da cartilha “Uma conversa: o olhar dos enfermeiros acerca da administração de medicamentos”. ISBN 978-65-5621-251-7 lançada pela Editora da Universidade Federal da Paraíba no ano de 2022, onde está sendo manuseada por profissionais da saúde e por pessoas que buscam esse conteúdo, visto que possui uma linguagem de fácil compreensão, com imagens ilustrativas. RESULTADOS: Evidencia-se que a aplicabilidade dos treze certos na administração de medicamentos no paciente, durante as condutas do profissional de Enfermagem deve ser utilizada de forma a assegurar a qualidade da prestação dos serviços de Enfermagem. Nesse sentido, a estruturação de cartilha educativa corrobora significativamente tanto nas práticas profissionais, quanto na formação contínua de estudantes, sendo beneficiado o usuário, no que diz respeito ao tema proposto, além de servir como meio de consulta na presença de dúvidas e como forma de atualização do conhecimento com foco na terapia farmacológica adequada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se evidente, a importância da preparação e divulgação de materiais educativos que visem a formação e capacitação constante dos profissionais para fomentar uma responsabilidade ética e legal na preparação e administração dos medicamentos, melhorando a prática e favorecendo o bem-estar do quadro clínico do paciente.