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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Gildiana Ferreira de Carvalho
Autores:
  • João Paulo Xavier Silva
  • Nicolle Teixeira de Matos
  • Alice Alves Tibúrcio
  • Luana Alves de Melo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A saúde coletiva surge no final da década de 70, a partir de um movimento de reordenamento das práticas assistenciais, diante da necessidade da democratização da saúde e da formulação de políticas públicas não fragmentadas. Nessa perspectiva, a enfermagem tem potencial para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, seja por meio da educação em saúde, seja na promoção ou na reabilitação da população, sendo relevante o seu papel na saúde coletiva. Assim, a monitoria acadêmica em saúde coletiva funciona como uma ferramenta de apoio pedagógico no processo ensino-aprendizagem, pois promove a consolidação entre a teoria e prática. Objetivo: Relatar a prática acadêmica da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva e suas contribuições para a formação do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir das vivências pela monitora durante as atividades realizadas ao longo do ano 2022 na monitoria da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva. Na condição de bolsista, a monitora cumpria carga horária de 20 horas semanais, rodiziando atividades pedagógicas de revisão e/ou tirada de dúvidas com assessoria direta ao professor da disciplina. A participação dos alunos nas atividades se dava com uma média de 14 alunos por encontro. Resultados: Durante os encontros de monitoria, foram utilizadas estratégias pedagógicas que motivavam os alunos a serem protagonistas do seu próprio aprendizado, como roda de conversas de discussões a partir de perguntas direcionadas, aplicação prática dos conceitos aprendidos por meio da confecção de cartazes, aulas expositivas dialogadas e participativas por meio da resolução de questões, dentre outras. As atividades tiveram o foco no ensino prático-reflexivo, com o intuito de formar enfermeiros capazes de analisar e atuar criticamente nos diferentes contextos do processo saúde-doença-cuidado, tenho como base os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, os alunos monitorados apresentaram mais facilidade para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como uma maior autonomia e compreensão da atuação do enfermeiro nas práticas da saúde coletiva. Considerações finais: Conclui-se, portanto, que as vivências na monitoria impactam significativamente a vida dos alunos e influencia positivamente na formação de profissionais capazes de produzir o cuidado em saúde com qualidade de forma comprometida, assegurando a transformação da realidade social da população e atuando no fortalecimento do SUS.