Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE ROTEIRO TEÓRICO-PRÁTICO, SIMULAÇÃO E APLICAÇÃO DE CONSULTA PUERPERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luana de Souza Alves
Autores:
- Antonio Coelho Sidrim
- Edilma Gomes Rocha Cavalcante
- Francisca Emikaelle Leite Lopes Bastos
- Anna kelvya Mateus Caçula
- Jameson Moreira Belém
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O puerpério é um importante período para a saúde da mulher que requer atenção, acolhimento, escuta qualificada e cuidado. É também neste momento que profissionais de saúde, especialmente em enfermagem, têm a oportunidade de promover a saúde de forma integral. Por essa razão, é imprescindível que durante a formação acadêmica, sejam implementadas estratégias de ensino-aprendizagem que oportunizem aos acadêmicos desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para abordar a puérpera de modo que o prepare para o exercício profissional. Objetivo: relatar a experiência de construção de roteiro de consulta, simulação clínica e aplicação prática de consulta puerperal. Método: Relato de experiência de discente da disciplina de estágio supervisionado na atenção básica do Curso de Enfermagem, sob tutoria de mestrandos de Programa de Pós-graduação em Enfermagem, e supervisão dos docentes preceptores da disciplina de uma universidade estadual e enfermeira da Saúde da Família, no estado do Ceará, no mês junho de 2023. Resultados: A experiência foi dividida em três etapas: construção do roteiro de consulta, simulação clínica de consulta e aplicação na prática. Para a construção do roteiro, ocorreu sob tutoria de mestrandos utilizando-se como base o método SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano), do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Nessa vivência, pude aprofundar meus conhecimentos sobre a assistência pós-parto, desenvolvendo um roteiro detalhado que abrangia aspectos teóricos e práticos da consulta puerperal. Posteriormente, após o roteiro concluído realizou-se uma simulação realística sob tutoria dos mestrandos tive a oportunidade de aprimorar minhas habilidades de comunicação e empatia, simulando o atendimento a mães no período pós-parto. Por fim, a aplicação prática ocorreu na ESF sob supervisão do docente e enfermeira que forneceram feedback após avaliação de competências em instrumento apropriado que permitiu-me consolidar os conceitos adquiridos e melhor desenvolvimento durante a consulta, e compreender a importância de uma abordagem humanizada e acolhedora nesse momento tão sensível na vida das mulheres. Conclusão: As orientações do roteiro teórico-prático para construção de cenário simulado e aplicação prática representaram uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem enquanto graduando, uma vez que direcionam resultados esperados e esclarecem objetivos definidos.