LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Brenda Mayane Rodriguês de Souza
Autores:
  • Lilia Pimenta de Moraes
  • Jéssica Karoline dos Santos Damasceno
  • Kailany Correa Pinto
  • Ana Paula Alves Castro
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O novo cenário de atenção à saúde no Brasil, provocado pela implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), exige mudanças no modelo de formação dos profissionais. O surgimento de um novo modelo de saúde requer que as instituições de ensino superior utilizem metodologias ativas, que conduzam a uma formação crítica, reflexiva e criativa. A partir disso, é fundamental a implementação de metodologias ativas na graduação de enfermagem, já que além do conhecimento teórico o enfermeiro deve ser capaz de analisar, questionar, avaliar, conceituar, compreender os problemas de saúde. Dessa forma, o uso das novas tecnologias na formação de enfermeiro, almejam aprimorar os processos de ensino, desvinculando o conhecimento focado no professor. Objetivo: Descrever a importância da metodologia ativa na graduação de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF com os descritores: “Metodologia Ativa” e “Graduação de Enfermagem”, agrupados pelo operador booleano “AND”. Os critérios de elegibilidade são: pesquisas primárias, em português, espanhol e inglês dos últimos 5 anos. Na busca inicial, foram encontrados 405 artigos, dos quais restaram 92 com a aplicação dos filtros: idioma e ano de publicação. Resultados: Os estudos relacionados revelam a importância das metodologias ativas, visto que são eficazes, de rápido aprendizado e diversificadas. As novas tecnologias mudam os padrões educativos tradicionais, promovendo a confiança, domínio e satisfação em realizar atividades na graduação, embora no início essas metodologias causem insegurança aos estudantes. Portanto, resultados obtidos revelaram eficácia do métodos ativo, pois favorecem o trabalho em equipe, interação, questionamento e pensamento crítico, os quais são essenciais na busca por conhecimentos, tornando os futuros enfermeiros aptos para solucionar problemas. Considerações finais: Dessa forma, os estudos revelam que uma abordagem ativa na graduação de enfermagem, ajuda na formação, pois beneficia o processo de ensino. Logo, contribui na qualificação técnica e humanizada, assegurando competências para gestão, execução e liderança na resolução de problemas de saúde, tornando os futuros enfermeiros aptos a proporem ações para a comunidade.