LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MÉTODO DE ENSINO EM MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Antonia Gerlene de Lima Oliveira
Autores:
  • Alef Weyber Silva de Sousa
  • Luisa Gabriela de Lima Paz
  • Vitoria Alexandre Silva de Oliveira
  • Hilderlânia de Freitas Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria acadêmica é o serviço de apoio pedagógico que propicia aos discentes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e solucionar eventuais dificuldades relacionadas à disciplina trabalhada. É utilizada visando o crescimento acadêmico do aluno ministrante e do aluno participante. O presente estudo objetiva relatar a utilização dos métodos de ensino integrados no programa de monitoria acadêmica em uma instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a partir da vivência no Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), utilizando metodologia ativa no ensino-aprendizagem na disciplina “Fundamentos Metodológicos do Processo de Cuidar” do curso de Enfermagem, em uma instituição de ensino superior no sertão central cearense no período de outubro a novembro de 2022. O planejamento seguiu três etapas: definição do público; definição dos métodos de ensino; e aplicação. O público-alvo foram alunos do 3º e 4º semestre. Para o segmento da monitoria, os métodos de ensino aplicados foram: resumos de conteúdo em formato de flashcards, jogo na plataforma Kahoot! e simulados digitalizados por meio do google forms. Em cada monitoria os flashcards eram utilizados com a finalidade de proporcionar ao aluno um método prático para revisão dos conteúdos, contendo definições, palavras-chave e informações importante. Em seguida era realizado um jogo através da plataforma Kahoot! com intuito de fixar conteúdo. Ao final era disponibilizado simulado com questões de concursos e residências. Foram realizadas 10 monitorias via meet. Ministrar conteúdos de forma mais didática e dinâmica favoreceu a relação de ensino-aprendizagem, a monitoria pautada na realização dos métodos propostos possibilitou analisar as dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos estudados. Contudo, alguns alunos não tiveram adesão ao método proposto, pela utilização de plataformas digitais e falta de disponibilidade de alguns pela carga horária.