LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO ALUNO-MONITOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Shayene Thamalla Mendes dos Santos
Autores:
  • Guilherme Carlos Rodrigues Moura
  • Maria Alice Cabral Maia
  • Maria Gabriela de Lima Henrique
  • Carla Braz Evangelista
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Dentre os programas desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior destaca-se a monitoria acadêmica, como estratégia fortalecedora do ensino na graduação, por meio de experiências pedagógicas e práticas de alunos. O aluno-monitor não substitui o professor, mas é um intermediador entre o discente e o docente, contribuindo no processo de aprendizagem. Portanto, a monitoria tem por finalidade auxiliar o discente no aprofundamento de conteúdo, e permitir ao monitor o aprimoramento do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da prática docente. Objetivo: Relatar a contribuição da monitoria na formação acadêmica e profissional de monitores. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências de monitoras do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do estado da Paraíba durante o primeiro semestre de 2023. As monitorias foram referentes às seguintes disciplinas: Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem, Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente I e Enfermagem na Saúde do Idoso. Estas compõem a matriz curricular do segundo, terceiro, quarto e quinto período do curso de Enfermagem. Resultados e Discussão: As monitorias ocorrem durante a semana, no turno da tarde, na Clínica Escola Florence Nightingale e no Laboratório de Histologia - Colab. São utilizados simuladores realísticos, insumos para realização de procedimentos, peças sintéticas e cadavéricas, para que os discentes tenham um maior entendimento sobre o assunto, dando a oportunidade de praticarem, alinhando assim, a teoria com a prática. Ademais, dentre as contribuições da monitoria na formação acadêmica de monitores, destacam-se: a experiência de docência que será primordial para que o discente decida quais caminhos seguir após a graduação, o aprofundamento de determinados conteúdos e o enriquecimento do currículo que ajudará na inserção do mercado de trabalho. Conclusão: Por fim, é evidente que a monitoria é marcada pela integração de informações entre professores e alunos por meio do monitor de modo a contribuir no ensino e nas atividades da instituição, despertando o senso crítico em relação às didáticas que podem ser utilizadas durante a carreira profissional e aplicadas para sanar dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, essa vivência na trajetória acadêmica desperta nos alunos vocação para docência, ampliando a visão de possibilidades futuras de trabalho para a enfermagem.