LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DO FILME DIVERTIDA MENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A TEORIA DE SISTEMAS
Relatoria:
Elany Taís Maia Felizardo
Autores:
  • Vanusia Wesliane Máximo Siqueira
  • Renata Silva do Carmo
  • Vinicius dos Santos Lemos Pereira
  • Nilba Lima de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso da Teoria de Enfermagem apoia os profissionais na definição de seus papéis e no melhor conhecimento da realidade. Além disso, o enfermeiro promove uma assistência mais segura ao paciente, desafiando as práticas existentes e criando novas abordagens. No entanto, por se tratar de um conteúdo abstrato, muitos profissionais têm dificuldade em entender e aplicá-lo na prática. Por essa razão, a atividade lúdica, como os recursos audiovisuais, emerge como uma estratégia de ensino, caracterizando um processo educativo inovador, centrado na autonomia do estudante. OBJETIVO(S): Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem com o uso do filme Divertida Mente para o processo de ensino-aprendizagem da Teoria de Neuman. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante a disciplina de Metodologias e Modelos Assistenciais, no qual foi proposto um modelo de sala de aula invertida em que os alunos realizaram previamente a leitura de artigos sobre a Teoria de Neuman. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A escolha do filme Divertida Mente justifica-se, pois a animação aborda, de forma indireta, alguns conceitos trabalhados por Neuman. Ao longo da trama, retrata-se a influência de estressores na vida da protagonista e o quanto eles interferem em seu comportamento. Tal descrição se assemelha às ideias de Neuman quando afirma que o ser humano é um sistema aberto que sofre influência dos estressores presentes no ambiente, os quais têm o potencial de causar um desequilíbrio na estrutura básica do cliente. A exibição do trecho da animação e a sua relação estabelecida com a Teoria de Sistemas, além de captar a atenção do público, serviu como base para introduzir os principais conceitos abordados pela teórica de modo a exemplificar sua aplicação prática. Ademais, com o retorno dos estudantes, observou-se que o filme desencadeou a visão crítica desses quando reconheceram a importância do olhar holístico voltado para o paciente e, assim, a necessidade de proporcionar um cuidado integral que vai além da doença, reforçando um princípio defendido por Betty em seu Modelo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se, portanto, que a atividade lúdica emerge como uma estratégia alternativa no processo de ensino das Teorias de Enfermagem, atendendo às expectativas iniciais, uma vez que o método audiovisual auxilia o aluno na compreensão da teoria, além de estimular sua capacidade de raciocínio crítico.