LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SALVAR VIDAS: O ENSINO DE MANOBRAS DE PRIMEIROS SOCORROS AOS COLABORADORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA
Relatoria:
VALESCA RAYANNY BARBOSA ROCHA
Autores:
  • LUCELIA FERNANDES DINIZ
  • CELLY VICTORIA FORMIGA OLIVEIRA
  • JESSICA MAYARA ALMEIDA SILVA
  • LUCIANA DE SOUSA BARBOSA
  • RYSNNELLY JOHHANNY BARBOSA DOS SANTOS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ações de saúde em escolas e repartições públicas têm estado em evidência, considerando a necessidade e importância de transmitir orientações seguras em saúde, em especial condutas de primeiros socorros, as quais podem auxiliar leigos a salvarem vidas. Tratando-se de obstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória e hemorragias exsanguinantes, quanto antes realiza-se os primeiros socorros, maiores as chances de que a vítima não chegue a óbito ou adquira sequelas importantes. Objetivo: O estudo teve por objetivo dissertar sobre a experiência como ministrante de uma palestra sobre primeiros socorros em ambiente escolar, enfatizando a importância dos colaboradores e estudantes de instituições de ensino saberem como agir perante urgências clínicas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre uma ação educativa de promoção da saúde realizada em uma escola da rede pública de ensino fundamental e médio na cidade de Pombal-PB, no dia 25 de Maio de 2023, que teve como participantes estudantes e colaboradores da referida instituição. A ação abordou manobras de desengasgo, reanimação cardiopulmonar em SBV e contenção de hemorragias exsanguinantes, priorizando uma aprendizagem baseada em problemas vivenciados pelos participantes. Resultados: Durante a palestra, abordou-se algumas situações corriqueiras que mais acometem jovens e adultos, a fim de ensinar condutas de primeiros socorros na necessidade de prestar atendimento diante de uma eventualidade, seguido de demonstração prática de manobras como Heimlich em adultos e crianças, reanimação cardiopulmonar e contenção de hemorragias com compressão direta e uso de torniquetes. Observou-se durante a ação que tal metodologia permitiu que os participantes tivessem uma troca de experiência, além de quê os mesmos aprenderam as condutas de forma eficaz. Considerações Finais: Conclui-se que ao fim da ação, o objetivo foi alcançado, visto a participação ativa dos envolvidos e que as condutas foram aprendidas. Nota-se a importância de tais ações educativas, que contribuem para a segurança e qualidade de vida dos alunos, colaboradores, seus familiares e pessoas próximas, numa propagação de conhecimento. Enfatiza-se ainda a necessidade de educação continuada dos profissionais que realizam esse tipo de atividade de ensino.