LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIAS DO PIP ENFERMAGEM-MATÉRIA DE MORFOLOGIA ESTRUTURAL E DO DESENVOLVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Bruna Lima Silva
Autores:
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
  • Ana Paula Barbosa de Brito
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A concepção bancária da educação, refere-se a um ensino onde o professor é o narrador do conteúdo e os alunos ouvintes. Nesta visão, os alunos devem apenas absorver o assunto ministrado, entretanto, não se correlaciona com a realidade, que é denomina de “retalhos da realidade desconectados da totalidade”. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem torna-se ineficaz, tendo em vista que o aluno não consegue aprender, apenas memorizar. Tendo isso em vista, buscou-se na monitoria da disciplina de Morfologia Estrutural e do Desenvolvimento aplicar novas formas de estudo. Nessa perspectiva, pode-se difundir uma nova forma de ensino que melhorasse o processo de aprendizagem, de modo que os alunos relacionassem o conteúdo da aula com o seu curso de Enfermagem/Nutrição. Objetivo: Usar métodos e recursos diferentes nas aulas da disciplina de Histologia que visem melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 1º período do curso de enfermagem/nutrição. Metodologia: Utilizou-se de recursos online para a criação de conteúdo de estudo. Aulas com participação dos alunos, buscando a interação e troca de conhecimento e aulas em Laboratório com discussão das lâminas. Resultados: Em aulas teóricas, foi levado informações de patologias que se relacionava com o conteúdo visto. Utilizou-se de slides e vídeos didáticos e construção em grupo de um material de estudo. Para os materiais didáticos foi realizado conteúdos interativos e atividades de fixação de conteúdo que foram respondidas junto aos alunos tirando dúvidas. Ademais, realizou-se a construção de um atlas de comparação de lâminas do livro Junqueira & Carneiro 13º edição e fotos de lâminas do laboratório. Nas aulas práticas, buscou-se a autonomia dos alunos para utilizarem o microscópio e buscarem informações no atlas para identificarem as estruturas. Além disso, instigou-se os monitorados a explicarem uns aos outros o conteúdo aprendido como forma de ensino para melhor fixação do conteúdo. Considerações Finais: Observou-se que a concepção bancária da educação é um método que gera poucos resultados, já com a metodologia utilizada na monitoria que põe o estudante como um ser ativo da busca do próprio conhecimento e mostrou a relação do conteúdo com a importância na realidade, mostrou-se como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.