Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE: RESSIGUINIFICANDO O SABER SOBRE A TUBERCULOSE NA ATENÇÃO À SAÚDE
Relatoria:
JESSICA MAYARA ALMEIDA SILVA
Autores:
- MARCELO COSTA FERNANDES
- CELLY VICTÓRIA FORMIGA OLIVEIRA
- VALESCA RAYANNY BARBOSA ROCHA
- PATRICIA VALERIA DE SOUZA
- LUCELIA FERNANDES DINIZ
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A tuberculose (TB) como condição de adoecimento e importante causa de mortalidade no mundo especialmente em indivíduos vivendo com HIV é possível identificar as limitações, altas taxas de abandono de tratamento, recidivas e a carência de busca ativa de novos casos mesmo com a somatória dos esforços e progressos no seu controle pelo fato da deficiência de informações existir. Nesse sentido, a educação permanente é uma estratégia voltada para os profissionais com finalidade de mudança concebendo-os protagonistas e corresponsáveis do conhecimento. Objetivo: o estudo objetiva relatar a experiência vivenciada através da educação permanente realizada numa equipe da estratégia saúde da família do interior paraibano com base na temática tuberculose, verificando o conhecimento prévio e vislumbrando a construção de novos saberes sobre a TB. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que buscou descrever o desenvolvimento da educação permanente sobre a tuberculose. A atividade foi realizada contou com a participação de 12 profissionais que compõe a equipe. Os facilitadores da ação foram a enfermeira e médico da ESF, com duração de 4 horas. Resultados e discussões: Através desse momento foi possível corroborar com alguns autores fragilidades similares e dificuldades em abordagem da temática com os profissionais da atenção básica. Potencializando a reprodução de práticas e informações genéricas sobre as condições de adoecimento para a população. Dessa forma, as ações de educação permanente vêm auxiliar como ferramenta com o intuito de ofertar e melhorar a qualidade da informação que devem ser utilizadas pelos profissionais com meio de buscar e identificar novos casos de TB na sua área adstrita e criar vínculo com essa população. Correlacionando com pensamentos freirianos de uma educação libertadora que rompe os modelos tradicionais, encontrando a partir da reflexão processo de construção histórica, o cotidiano, o saber prévio, a busca por clareza e consciência social. Conclusão: A implementação e o desenvolvimento da atividade contribuíram significativamente no processo de qualificação dos profissionais, uma vez que eles entendem a importância de conhecimento do processo de adoecimento, de desenvolver ações de promoção a saúde centrado nas necessidades dos usuários, famílias e coletividades.