Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO RECURSO DE ENSINO PARA A TEORIA DE BETTY NEUMAN
Relatoria:
Vinicius dos Santos Lemos Pereira
Autores:
- Renata Silva do Carmo
- Vanusia Wesliane Máximo Siqueira
- Elany Tais Maia Felizardo
- Nilba Lima de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As Teorias de Enfermagem são um instrumento que ressalta o conhecimento científico de maneira a permitir uma maior autonomia profissional. À vista disso, a aplicabilidade da teoria representa um interesse crescente por parte dos enfermeiros e discentes. Entretanto, por se tratar de um conteúdo teórico mais subjetivo, muitos profissionais têm dificuldade em pôr em prática esse conhecimento. Por esse motivo, a utilização de novas formas de ensino-aprendizagem se faz necessária a fim de facilitar o entendimento do conteúdo de modo a estimular sua aplicação na prática profissional. OBJETIVO(S): Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na construção de um jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem da Teoria de Sistemas de Neuman. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as aulas da disciplina Metodologias e Modelos Assistenciais, que foi ministrada numa turma de trinta e sete alunos do quinto período, no qual foi proposto um modelo de sala de aula invertida em que os alunos realizaram uma leitura prévia de artigos sobre a Teoria de Sistemas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em um primeiro momento, ocorreu uma exposição dialogada sobre a teoria de Neuman. Posteriormente, aplicou-se um jogo educativo em formato de tabuleiro com o intuito de revisar e sintetizar os conceitos apresentados. As perguntas tinham por objetivo relembrar o conteúdo visto anteriormente e motivar, mesmo quando a resposta estava errada, pois era gerava uma curiosidade acerca da resposta correta. Sem contar que todos estavam envolvidos com a dinâmica, o que contribuiu para o aprendizado de uma maneira descontraída, diferentemente do modelo tradicional de ensino. Nessa perspectiva, a repercussão geral do recurso utilizado foi positiva, atendendo todas as expectativas iniciais, haja vista que houve uma excelente participação, domínio do conteúdo e consolidação do conhecimento por parte dos envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se, portanto, que a aplicação de metodologias ativas emergem como uma estratégia alternativa no processo de ensino das Teorias de Enfermagem, apresentando um resultado satisfatório, uma vez que observou-se domínio do conteúdo e consolidação do conhecimento de modo mais prazeroso.