Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Fábia Hemanoelle Lira Dantas
Autores:
- Clara Caroline dos Santos Silva
- Illa Lohane Cardozo Cavalcante
- Ana Luísa Silva de Araújo
- João Henrique Bulcão de Medeiros
- Fernanda Alves da Silva Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A doação de órgãos e tecidos ainda é vista pela sociedade, no geral, como um tabu, pela falta de informação sobre o assunto. Sendo fundamental a deliberação da família para que ocorra a doação de órgãos. Para tanto, a equipe de saúde deve contribuir estabelecendo uma comunicação efetiva para esclarecer todas as dúvidas mesmo em um momento de dor e luto visto que, as necessidades e as vivências de cada família são singulares e deve ser respeitada. OBJETIVO: O presente estudo descreve um relato de experiência de uma intervenção realizada com estudantes da graduação de Enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos. METODOLOGIA: Refere-se a um estudo descritivo do tipo relato de experiência alcançado por meio da participação no projeto de extensão sobre doação de órgãos e tecidos realizado na Universidade Potiguar no município de Caicó/Rio Grande do Norte. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Desenvolvemos um momento de acolhida e comunicação com alunos da graduação, em que uma dinâmica aconteceu por meio de uma caixinha com afirmações de verdadeiro ou falso e um painel de curiosidades, em torno disso, foi possível dialogar reconhecendo a experiência pessoal de cada participante promovendo uma discussão e esclarecendo todas as dúvidas e sensibilização sobre o tema. CONCLUSÃO: Por meio da intervenção desenvolvida no Projeto de extensão “Conscientizar para salvar: Diálogo sobre doação de órgãos” foi possível observar a escassez de informações do assunto dentro do ambiente acadêmico, tendo em vista que o desconhecimento é um dos fatores que mais dificulta a doação de órgãos e tecidos, a educação por meio de intervenções pode ser o caminho para a mudança desse cenário e de más notícias, buscando a conscientização desde a graduação para reverter esse quadro e assim preparar os futuros profissionais para lidar com a população diante dessa temática.