Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VIVENCIANDO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Relatoria:
Isla Mayara Lúcio de Araújo
Autores:
- Rosangela Diniz Cavalcante
- Alane Maria Xavier da Silva
- Maria Eduarda dos Santos Silvestre
- Maria de Fátima Santos Medeiros
- Sofia Teixeira Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Projeto de Extensão “Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares de Caicó” visa, através da oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde à comunidade acadêmica e população em geral, e de ações internas voltadas aos seus membros, contribuir para uma formação universitária mais humana, disseminar a visão ampliada de saúde para compreensão do ser humano em sua multidimensionalidade. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas como extensionistas no Projeto de Extensão “Núcleo Práticas Integrativas e Complementares de Caicó” e as contribuições proporcionadas por essa vivência. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por graduandos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte campus Caicó, durante os semestres 2022.1 e 2022.2, em um Projeto de Extensão. A vivência contemplou, elaboração e execução de ações e oficinas ofertadas no Campus e na comunidade externa, além de contribuição nas atividades de rotina do projeto. Resultados: Dentre as atividades vivenciadas, estão a participação em uma ação desenvolvida para um evento científico, na qual foram ofertadas diversas práticas, como Massoterapia, Reiki, Auriculoterapia e Oficina de Mandala. Houve também contribuição em atividades de rotina, como participação nas reuniões, ambientação da sala do projeto e auxílio aos terapeutas na oferta das práticas, onde os extensionistas contribuíram previamente na divulgação, agendamento, organização da sala, bem como no momento de execução dos atendimentos. Além de contribuição em outras atividades, como auxílio em uma ação voltada aos servidores do Campus durante a semana de planejamento pedagógico; participação na “Oficina de Origami” promovida pela extensão direcionada aos membros; e contribuição em uma oficina de plantas medicinais e fitoterapia desenvolvida no Campus em conjunto com um Projeto de Ensino. Por fim, teve-se a vivência em uma Imersão, que reuniu os Núcleos dos diversos Campus para um dia de aproximação com as PICS, o qual foi um momento muito rico de aprendizados e emoções. Conclusão: As experiências vivenciadas contribuíram positivamente para a formação dos discentes, uma vez que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades colaborativas e de relacionamento interpessoal, construção mútua de saberes, aproximação com a comunidade acadêmica e comunidade em geral, maior conhecimento acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a ampliação da visão sobre o processo saúde-doença.