Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Danielly Cunha Rocha
Autores:
- Maísa Almeida de Sousa
- Héryca Laura Calú Alves
- Maria Clara Carvalho Teixeira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A disciplina de fundamentos da enfermagem auxilia no desenvolvimento de habilidades e acentua o conhecimento dos alunos para que estes possam prestar uma assistência ao paciente no seu ciclo de vida. Acompanhados por colegas de turma e sob supervisão direta dos professores é possível participar ativamente da assistência de enfermagem em um cenário real. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas durante práticas da disciplina de Fundamentos de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma graduanda do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, desenvolvido durante a disciplina de Fundamentos de Enfermagem, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Floriano- PI, com carga horária de 90 horas, no período de outubro a novembro de 2022. RESULTADOS: De acordo com o proposto pela disciplina, os acadêmicos tem o seu primeiro contato com a prática clínica do curso, realizando os procedimentos técnicos com os pacientes e aplicando os conhecimentos teórico-científicos adquiridos em sala de aula. As atividades foram divididas de acordo com cada setor disponível no local. Dentre as atividades desenvolvidas na UPA, destacam-se a atuação dos enfermeiros na verificação dos sinais vitais; no tratamento e acompanhamento de pessoas com lesões por pressão; realização de curativos de vítimas de acidentes traumáticos; avaliação, limpeza e aplicação de coberturas em pessoas com o pé diabético, população frequente na unidade; observação da aplicação do Protocolo de Manchester na sala de triagem; e realização de procedimentos técnicos de maior e menor complexidade como a passagem de sonda vesical e retirada de pontos, respectivamente. Na sala amarela, os acadêmicos puderam compreender o ser humano em sua totalidade, desde o seu quadro clínico até a relação com o acompanhante e familiar. A realização dessas práticas possibilitou o desenvolvimento das competências, baseadas no tripé do conhecimento, da habilidade e da atitude. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência adquirida no percurso foi enriquecedora para a formação profissional da discente e do grupo. Contudo, durante a graduação, a teoria estudada ao ser aplicada em um cenário realístico denota dificuldades como a escassez de recursos humanos e materiais, problemas éticos e condutas divergentes do estudado, o que pode gerar sentimento de frustração e adoção de condutas inadequadas durante a vida estudantil e, futuramente, profissional.