Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TALK SHOW SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ENTENDER PARA INCLUIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Wlana Macêdo de Oliveira Santos
Autores:
- Maria Karina Melo de Oliveira
- Vitória Luiza de Jesus Conceição
- Gabriel Mello Silva
- Aline de Moura
- Leila Luíza Conceição Gonçalves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado pelo déficit na comunicação e interação social que afeta o funcionamento pessoal, social e acadêmico. É imprescindível incluir efetivamente pessoas neurodivergentes em todos os contextos a fim de promover o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Dessa forma, fomentar espaços para diálogos e debates acerca do TEA favorece a desmistificação por meio de informações adequadas acerca do autismo e dos autistas a fim de que a sociedade respeite os direitos garantidos por leis, possibilitando a inclusão. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de graduação em enfermagem, ligantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Atenção Primária (LAENFAP), na condução de um Talk Show sobre o Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da vivência de seis discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Aracaju, num Talk Show sobre o TEA, que teve como público-alvo os estudantes da UFS. RESULTADOS: O talk show foi realizado de forma expositivo-dialogada, sendo apresentado os variados tipos de comportamentos que podem ser encontrados em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, também foi discutido os empecilhos para garantir o direito à educação de qualidade e respeitosa, além de outros direitos previstos na Lei Federal n° 12.764/ 2012, Berenice Piana e no Estatuto da Pessoas com Deficiência. Outro ponto discutido foi os meios para atenuar comportamentos preconceituosos e capacitistas presentes na sociedade. Durante o evento, grande parte do público participou ativamente das discussões, compartilhando experiências prévias com pessoas portadoras deste transtorno. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Talk Show sobre o Transtorno do Espectro Autista permitiu que os estudantes da UFS adquirissem informações sobre as diversas dificuldades e necessidades das pessoas com esse distúrbio, com destaque para a vida acadêmica. Além disso, destacou-se o despreparo da sociedade e das instituições de ensino com tal grupo. Dessa forma, foi possível conscientizar os discentes sobre a importância da inclusão dos mesmos e prepará-los para conviver com respeito e igualdade. Destaca-se, assim, o impacto benéfico que essa ação proporcionou ao evidenciar através de discussões que é preciso entender o transtorno para incluir e efetivar na prática os direitos desses cidadãos.