LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DAS SOFT SKILLS
Relatoria:
Genilsa Kerolaine Santos de Oliveira
Autores:
  • Maria Clara Soares Dantas
  • Marcela Samara Lira da Silva
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
  • Lidiane Lima de Andrade
  • Luciana Dantas Farias de Andrade
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: Diante dos novos desafios do mercado de trabalho, o perfil do profissional de enfermagem sofre constantes mudanças, por esta razão, diferentes habilidades tornaram-se indispensáveis, ao se tratar deste conjunto de habilidades o termo americano soft skills foi empregado em decorrência de sua ascensão nas mídias sociais e mercado de trabalho. Objetivo: Investigar a visão dos estudantes de enfermagem acerca das soft skills inerentes à formação do futuro enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa, realizado com 12 estudantes por meio de entrevistas presenciais, gravadas, norteadas por um roteiro semiestruturado, onde as falas transcritas foram processadas no Software IRAMUTEQ. Resultados: Evidenciou-se que os estudantes reconhecem a importância das habilidades que envolvem as soft skills, e o papel da universidade em desenvolvê-las, porém desconhecem a terminologia aplicada “soft skills”. Quanto às habilidades investigadas aponta-se que os estudantes não se identificavam como líderes e não expressavam possuir níveis satisfatórios de inteligência emocional, para o desenvolvimento destas e outras habilidades, evidenciou-se que os estágios, o professor, trabalhos em grupo, entre outros meios contribuíram no desenvolvimento das soft skills. Considerações finais: Os estudantes possuíam potencial para desenvolver níveis mais satisfatórios dessas e outras habilidades, porém, constata-se a necessidade de novas abordagens pedagógicas e curriculares com maior ênfase nas soft skills.