LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE ROTEIRO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA DURANTE ESTÁGIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Juliana Barbosa de Freitas
Autores:
  • Vitória Ferreira Marinho
  • Francisca Emikaelle Leite Lopes Bastos
  • Ana Camila Gonçalves Leonel
  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante
  • Jameson Moreira Belém
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado desempenha um papel fundamental na integração entre ensino-serviço, oferecendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais adquiridas pelo estudante. Seu objetivo é promover a articulação entre teoria e prática, por meio de um processo formativo participativo, que ocorre em ambientes externos à sala de aula e envolve a colaboração ativa de profissionais da área de formação, universidade e comunidade. Objetivo: Objetivou-se relatar a experiência da construção de roteiro para consulta de enfermagem em puericultura durante o estágio curricular supervisionado na atenção básica. Metodologia: Relato de experiência envolvendo acadêmicas matriculadas no 9° semestre do curso de graduação em enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, sob tutoria de mestrandos do Programa de Mestrado Acadêmico de Enfermagem e supervisão dos docentes da disciplina. Essa atividade teve como objetivo promover a integração entre ensino e serviço, aprimorando a teoria dos acadêmicos e proporcionando uma abordagem mais aprofundada da prática. Resultados: Durante o estágio, a construção do roteiro surge a partir de dificuldades/fragilidades apontadas pelos discentes e foi uma atividade fundamental para a produção de um material visual que guiasse a consulta. A partir da pesquisa e análise de referências teóricas, foi possível compreender os elementos estruturais e narrativos necessários para a criação de um roteiro coeso para abordagem da consulta de enfermagem em puericultura. A interação com a equipe de produção e desafios enfrentados no processo de escrita contribuíram para o aprimoramento das habilidades de comunicação, organização e criatividade. Conclusão: A construção do roteiro durante o estágio Supervisionado I foi uma etapa fundamental para o aprimoramento profissional e acadêmico. A experiência proporcionou o desenvolvimento de habilidades de escrita, comunicação e trabalho em equipe, a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de proporcionar uma compreensão mais profunda dos elementos necessários para a produção de um roteiro que contemplasse a assistência à criança e sua família de forma integral. A reflexão sobre o processo permitiu identificar pontos de melhoria e orientar sua aplicação na prática assistencial.