LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A DOCÊNCIA DIANTE DO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Clara Soares Dantas
Autores:
  • Marcela Samara Lira da Silva
  • Luciana Dantas Farias de Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação do enfermeiro demanda, além das capacidades critico/reflexivas, necessidades de comunicação e gestão. Um grande desafio diante dessa formação é a inclusão da licenciatura em cursos de bacharelado e graduação, nos quais pouco ou quase nada abrange ensino, didática, planejamento ou projetos pedagógicos, visto que o foco é a assistência em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de enfermeira recém-formada acerca do ensino em cursos para técnico em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado na Escola de Enfermagem Ana Nery, Catolé do Rocha, Paraíba, durante dos meses de abril a junho de 2023, tendo como base a observação e vivência de uma enfermeira docente. Resultados: As aulas de nível técnico na área da saúde tiveram início em abril de 2023. Assim como qualquer outra competência à docência requer domínio, responsabilidade e ética. Como enfermeira recém-formada foi visto na docência uma oportunidade de visibilidade e construção de conhecimento. Nesse momento surgem os desafios, visto que, durante a graduação não há o desenvolvimento de competências voltadas à docência de forma direta. Como também o tempo de experiência assistencial não garante o bom desempenho durante as aulas. Conclusão: É de grande excelência que o docente compreenda, desenvolva e consiga colocar em prática as competências que abrangem teorias, práticas e experiências pedagógicas, sendo essa a tríade excepcional para o ensino da enfermagem.