LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Eduarda Cruz Lima
Autores:
  • Ana Barbara Conceição Pereira
  • Igor Silva Nascimento
  • Mayara Macêdo Melo
  • Fábia Regina Ribeiro de Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde é um dispositivo voltado à promoção da saúde em diversas áreas da sociedade, por meio de atividades realizadas pela equipe multiprofissional em saúde. Esta, envolve aspectos práticos e teóricos que evitam e/ou retardam a presença de agravos. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na prática de Educação em Saúde sobre Arboviroses em ambientes escolares. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência. A experiência envolveu acadêmicos do sétimo período do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública localizada no município de Colinas, Maranhão. Realizou-se uma palestra desenvolvida como produto da disciplina Educação em Saúde. A palestra foi ambientada em uma escola municipal pública, sendo ministrada para escolares sobre a temática Arboviroses. Esta ocorreu em maio de 2023, utilizando como ferramenta de comunicação apresentação em slide e oficinas lúdicas. RESULTADOS: A atividade foi dividida em duas partes. Na Etapa I, ministrou-se uma palestra abordando a temática referida, por meio de recursos didáticos audiovisuais expostos em slide. Na Etapa II, realizou-se a dinâmica “Telefone sem fio”. Foram realizadas três rodadas e, nas três oportunidades, o efeito da frase inicial falada tornar-se outra diferente efetivou-se no final. Nesse cenário, foi possível mostrar a importância da análise crítica do que se fala e escuta, elucidando, que nem tudo que se ouve ou lê é verídico. A experiência permitiu evidenciar a relevância da Educação em Saúde no ambiente escolar, visto que torna- se fundamental para ampliar os conhecimentos, contribuir para a promoção da saúde e prevenção de agravos. Nesse processo, o enfermeiro torna-se o protagonista por ser o profissional que tem contato direto com a população, o que fundamenta a importância da participação de acadêmicos de enfermagem na disseminação de informações em saúde, além de contribuir para despertar o interesse com a qualificação da assistência em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, as atividades práticas contribuíram para a afirmação da temática voltada para a melhor competência dos discentes no período acadêmico visando um futuro profissional absoluto. Assim, faz-se necessário o incentivo à oferta de temáticas e ações voltadas para educação e promoção de saúde dentro do âmbito escolar com maior participação dos profissionais e acadêmicos de saúde.