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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Andressa Alves da Silva
Autores:
  • Francislene Aparecida de Souza Rodrigues
  • Danila Pequeno Santana
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) permitirá que o acadêmico possa desenvolver habilidades gerenciais e assistenciais em enfermagem, permitirá ainda o aperfeiçoamento de acordo com a autonomia através da preceptoria. Objetivo: Relatar vivências dos acadêmicos de enfermagem durante ECS. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em unidade hospitalar pública de um município situado no interior do médio- norte mato-grossense, no segundo período de 2022. Os resultados estão condicionados em dois momentos: expertises para o desenvolvimento de competência gerenciais e ações práticas do cuidado. Resultados: O estágio curricular supervisionado II ocorreu em dias úteis da semana, com carga horária total de 405 horas em um Hospital Municipal. Durante este período foi possível explorar diversos setores como o de Clínica médica sendo realizada oferta de admissão dos pacientes (identificação do leito, check- list de admissão, e regulação do paciente para cirurgias em outros municípios), Gerenciamento (Organização de escalas de folgas, acompanhamento de licitação e/ ou pregão em andamento para maximizar resultados, organização de enfermagem) e vivenciar no que tange o gerenciamento em enfermagem contido junto ao Responsável Técnico Enfermeiro. No setor de Unidade Semi- Intensiva ao qual foi oportunizado realizar diversas atividades de assistência ao paciente, tais como: inserção e retirada de sondas, monitorização do paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Foram perceptíveis que as experiências adquiridas corroboram para o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança, crescimento profissional e pessoal, superação de compreender as limitações dos serviços de saúde e como fator predominante do processo ensino- aprendizagem o acolhimento e aceitação da equipe de enfermagem. Considerações finais: Mediante experiências obtidas através do ECS percebe-se que após esse período foram notórios o aprendizado e o desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências e habilidades, o período de prática influencia ainda na quebra da dicotomia teórico-prática, oportunizando ao aluno a vivência na prática assistencial e gerenciamento em um sistema de saúde público.