Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Joana Silva Nuvens
Autores:
- Bianca Fernandes Marcelino
- Gabriela Duarte Bezerra
- Woneska Rodrigues Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O uso de tecnologias para aprimorar a prática de ensino de estudantes, desde conhecimentos básicos até práticas avançadas, vem ganhando forma ultimamente. Tecnologias como aparelhos de treinamento vestíveis podem simular condições emergenciais, o que pode tornar aulas em simulações realísticas, e, além disso, existem cartilhas com informações básicas de primeiros socorros para orientação. Assim, é através dessas premissas, que revelasse a importância de avaliar tecnologias educativas utilizadas no processo de ensino em primeiros socorros para estudantes de enfermagem, para assim termos entendimento do que podemos usufruir como aprendizado. Objetivou-se com o estudo, identificar as principais tecnologias educativas utilizadas no processo de ensino em primeiros socorros para discentes de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nos meses de maio e junho de 2023, com base na literatura científica, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados: MEDLINE, LILACS e BDENF. Utilizou-se como descritores: “tecnologias”, “primeiros socorros” e “ensino”, para operacionalização da pesquisa, utilizou-se o operador booleano AND, onde foram encontrados 15 estudos, após leitura crítica dos títulos e resumos, foram selecionados 13 artigos, dos quais apenas seis estudos atendiam ao objetivo da pesquisa. O mapeamento da literatura permitiu identificar as seguintes tecnologias: cartilhas educativas, simulação combinada, gincanas educativas, histórias em quadrinhos, cursos virtuais e jogos online; dentre os estudos a cartilha educativa foi a tecnologia mais utilizada no ambiente de formação dos estudantes, a cartilha apresentada tinha como objetivo simular uma conversa com o leitor sobre primeiros socorros e assim facilitar o conhecimento e a autoconfiança dos estudantes. Outra tecnologia bastante prevalente no processo educativo para discentes de enfermagem é a simulação, os docentes utilizavam atores para encenar situações reais e verificar o conhecimento dos estudantes diante de um cenário emergencial. Através do estudo e pesquisas concisas nas bases de dados apresentadas, destacamos que as tecnologias citadas demonstraram ter resultados significativos com aumento do rendimento e da segurança dos discentes acerca dos conhecimentos e das práticas de primeiros socorros, na absorção do conteúdo que está sendo transpassado de forma fácil e dinâmica e na contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico.