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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA: FORMAÇÃO DE PRECEPTORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DE SAÚDE NO SUS
Relatoria:
AMANDA GABRIELE MONTEIRO NUNES
Autores:
  • Gláucya Raquel Souza da Fonsêca Dutra
  • Josemaria de Medeiros Batista
  • Bruna Conceição Dantas Santos
  • Thalyne Yurí Araújo Farias Dias
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A especialização Preceptoria no SUS integra o PROADI-SUS, desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, na cidade de Caicó/RN, onde está inserido o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB)/UFRN, implementado em 2015 com as atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde. Visando capacitar profissionais inseridos nos cenários de prática de residências multiprofissionais em saúde, oriundo dos processos de reflexão a respeito da produção do cuidado, além de fomentar a integração ensino-serviço-comunidade. Objetivos: Relatar a vivência dos preceptores do PRMAB na especialização em preceptores no SUS e as mudanças em sua prática profissional, refletindo sobre a formação profissional tradicional. Metodologia: Relato de experiência que tem por finalidade detalhar as experiências vivenciadas. Resultados: Foi elaborado um projeto de intervenção visando minimizar as carências existentes no cenário da formação profissional. Para tanto, foram realizados encontros entre os preceptores, gestor de saúde, gestor do PRMAB, e residentes, com intuito de criar e/ou fortalecer espaços de diálogo sobre as potencialidades e fragilidades, fomentando uma maior integração. Houve três momentos de alinhamento, sendo o primeiro a discussão do Projeto Político Pedagógico do programa, o segundo foi discutido a necessidade de ampliar o escopo de atividades práticas do programa e o terceiro momento foi a participação dos preceptores na semana de integração dos R1 e R2. Conhecer e apropriar-se da importância do preceptor na formação dos residentes, possibilitou criar estratégias para integrar ensino/serviço, possibilitando assim, uma maior integração entre as equipes, os residentes e a instituição de ensino. Conclusão: Durante a implantação da Residência Multiprofissional, houve poucas iniciativas de formação para a preceptoria em saúde e grande parte dos profissionais não conheciam suas atribuições enquanto preceptores. Reconhecer a importância da formação em Preceptoria, para a transformação das práticas de saúde, para que estas estejam de fato alinhadas ao modelo de atenção preconizado pelo SUS, o modelo de ensino vigente, sobretudo na graduação, uniprofissional e curativista, não prepara os profissionais para a preceptoria, especialmente no que se refere à formação multiprofissional, uma vez que negligencia os conteúdos de educação, supervalorizando o conhecimento técnico, específico da área de saúde.