Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Emmanuelle da Silva Medeiros
Autores:
- Ana Eloísa Cruz de Oliveira
- Gabrielle da Silva Medeiros
- Samuel Guedes de Souza Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é um programa no qual estudantes desempenham
atividades de ensino, trabalhando em conjunto com os docentes. Com isso, os monitores
oferecem suporte e orientação aos demais discentes, tanto no aspecto científico quanto
pedagógico, diante das suas necessidades acadêmicas. Objetivo: Relatar a experiência
vivenciada por discentes de enfermagem durante o desenvolvimento das atividades de
monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação acadêmica.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado
a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica,
desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2023, em uma instituição de ensino
superior localizada no município de Guarabira, na Paraíba. Resultados: As atividades
de monitoria foram realizadas de forma presencial, em laboratório, e na modalidade
teórico-prático. Os assuntos ministrados na disciplina foram resgatados pelas monitoras
a partir de uma abordagem teórica, dialogada e interativa, através de atividades
dinâmicas, com utilização de jogos educativos de perguntas e respostas, como o kahoot!.
Além disso, ocorreu a simulação de provas práticas que auxiliaram na fixação da teoria,
bem como no aprimoramento das habilidades técnicas propostas. Para efetivar tais
atividades, foi necessário que as monitoras aprimorassem seus conhecimentos sobre os
conteúdos abordados e explorassem a criatividade para viabilizar o planejamento de
estratégias de ensino que tornassem a monitoria cada vez mais didática. Nesse contexto,
é possível perceber que as monitorias são fundamentais para a formação em
enfermagem, considerando não somente a aprendizagem dos discentes da disciplina, mas
também das monitoras. Afinal, o exercício da monitoria contribui para o crescimento
pessoal e profissional, uma vez que possibilitam a ampliação dos saberes científicos,
favorecem habilidades comunicativas, desenvolvem senso crítico em relação às práticas
da enfermagem, permitem experiências pedagógicas junto ao corpo docente, e ainda
contribuem para a consolidação das relações interpessoais. Considerações finais: Desse
modo, observa-se a importância da monitoria na perspectiva acadêmica, constituindo um
significativo instrumento para qualificar a formação em enfermagem e subsidiar o
futuro exercício profissional.