LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Emmanuelle da Silva Medeiros
Autores:
  • Ana Eloísa Cruz de Oliveira
  • Gabrielle da Silva Medeiros
  • Samuel Guedes de Souza Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é um programa no qual estudantes desempenham atividades de ensino, trabalhando em conjunto com os docentes. Com isso, os monitores oferecem suporte e orientação aos demais discentes, tanto no aspecto científico quanto pedagógico, diante das suas necessidades acadêmicas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por discentes de enfermagem durante o desenvolvimento das atividades de monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2023, em uma instituição de ensino superior localizada no município de Guarabira, na Paraíba. Resultados: As atividades de monitoria foram realizadas de forma presencial, em laboratório, e na modalidade teórico-prático. Os assuntos ministrados na disciplina foram resgatados pelas monitoras a partir de uma abordagem teórica, dialogada e interativa, através de atividades dinâmicas, com utilização de jogos educativos de perguntas e respostas, como o kahoot!. Além disso, ocorreu a simulação de provas práticas que auxiliaram na fixação da teoria, bem como no aprimoramento das habilidades técnicas propostas. Para efetivar tais atividades, foi necessário que as monitoras aprimorassem seus conhecimentos sobre os conteúdos abordados e explorassem a criatividade para viabilizar o planejamento de estratégias de ensino que tornassem a monitoria cada vez mais didática. Nesse contexto, é possível perceber que as monitorias são fundamentais para a formação em enfermagem, considerando não somente a aprendizagem dos discentes da disciplina, mas também das monitoras. Afinal, o exercício da monitoria contribui para o crescimento pessoal e profissional, uma vez que possibilitam a ampliação dos saberes científicos, favorecem habilidades comunicativas, desenvolvem senso crítico em relação às práticas da enfermagem, permitem experiências pedagógicas junto ao corpo docente, e ainda contribuem para a consolidação das relações interpessoais. Considerações finais: Desse modo, observa-se a importância da monitoria na perspectiva acadêmica, constituindo um significativo instrumento para qualificar a formação em enfermagem e subsidiar o futuro exercício profissional.