Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Sementes do Conhecimento
Relatoria:
PRISCILA MANETTI RIBEIRO
Autores:
- Soraya El hakim
- Denize Marroni
- Joyce Barbosa Santos de Jesus
- Nathalie Oliveira Barbosa
- Rosileide Alves da Silva
- Ester Alves Gusmão
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Na intenção de desenvolver uma atividade extra curricular e pesquisa e extensão, aplicando uma metodologia ativa na prática da Faculdade de São Sebastião (FASS) do Grupo Cruzeiro do Sul, docentes e discentes do 1º ao 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem no ano de 2022, tiveram a ideia de elaborar um projeto chamado “Sementes do conhecimento” que visa à integração e articulação permanente da educação e saúde, da população perto da Faculdade, proporcionando melhoria da saúde e da qualidade de vida. O primeiro interesse foi dentro das escolas, com visão de ampliar os locais de atuação, pois a cidade por ser portuária, tem problemas com a prostituição, casas noturnas e usuários de drogas. O objetivo é contribuir para a formação dos discentes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças da rede pública e como curso de extensão e participação científica. A metodologia utilizada no projeto baseou-se em avaliar nas escolas da rede pública do Ensino Fundamental, as necessidades das crianças. Em seguida era realizada um diagnóstico situacional. Após o diagnóstico situacional dos problemas encontrados, docentes e discentes, estudavam a situação problema, qualificando assim o graduando do Curso de Enfermagem no atendimento à saúde e educação ao aluno do Ensino Fundamental. Para os procedimentos foi exigido um encontro por mês na quintas-feiras ou nas terças-feiras das 9 às 18 horas, completando 90 horas/anual. Primeiro os alunos se encontravam no laboratório da faculdade, organizavam todo o material para a atuação na escola juntamente com as crianças e em seguida iniciavam suas ações. Para melhorar o vínculo dos alunos do ensino fundamental e os discentes da graduação, foi criada atividade lúdica de caça tesouro enquanto as ações de medida, pesagem e o teste de snellen aconteciam. A primeira situação problema encontrada foi a dificuldade visual que alguns alunos apresentavam no dia a dia do seu aprendizado. Para isso foi realizado o teste de Snellen em todas as crianças. A segunda situação problema foi sobre o ganho de peso das crianças e a alimentação inadequada. Para isso foi realizada avaliação do crescimento e índice de massa corpórea (IMC) das crianças. Todas as crianças que apresentaram acuidade visual alterada e excesso de peso, os pais foram avisados pela direção da escola e orientados e encaminhados para o oftalmologista e nutricionista.