LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
LETRAMENTO EM SAÚDE PARENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL
Relatoria:
DÁDIVA CARVALHO DE MORAIS NUNES
Autores:
  • Silvana Andrea Molina Lima
  • JULIANA BASTONI DA SILVA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Demandas de saúde das crianças com doenças crônicas em terapia nutricional enteral são atualmente atendidas no domicílio por pais/mães e cuidadores após a alta hospitalar. A segurança desses cuidados deve ser apoiada em processos de aprendizagem com abordagens que priorizem a comunicação efetiva entre os profissionais e os usuários. A identificação do letramento em saúde desses usuários deve integrar o planejamento e gerenciamento do cuidado, que podem ser facilitados por meio de tecnologia educacional. Objetivo: Construir vídeos educativos para saúde destinados aos pais, mães e cuidadores de crianças com doenças crônicas em terapia nutricional enteral, considerando os princípios do letramento em saúde. Metodologia: Pesquisa transversal, conduzida em um hospital público de Palmas - Tocantins. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2022, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer 5.626.897. Foram aplicados dois instrumentos: a versão brasileira do Health Literacy Scale (HLS-14) e outro de caracterização sociodemográfica e clínica com 17 questões fechadas. Foram elaboradas duas perguntas abertas para o levantamento das dúvidas parentais sobre os cuidados domiciliares com as crianças, cujos dados forneceram subsídios para a elaboração dos vídeos educativos segundo os pressupostos do letramento em saúde. Resultados: A amostra foi composta por 57 pais, mães ou cuidadores dessas crianças. A média de idade foi de 33,1 anos (dp=7,9), 82,5% eram as mães (n=47), 93% residiam no Tocantins (n=53), 82,5% com companheiro (n=47), 56,1% possuíam entre 9-11 anos de estudo (n=32), 52,6% (n=30), recebiam de 2-5 salários mínimos e a média do letramento em saúde foi 49.4 pontos (dp=6,5). As variáveis sociodemográficas e clínicas (como tempo de diagnóstico da criança) não apresentaram influência sobre a pontuação do letramento em saúde parental. As principais dúvidas parentais foram sobre a retirada acidental da sonda (n=21), cuidados com estoma (n=17) e sonda (n=16), complicação/granuloma (n=11) e vazamento de conteúdo gástrico (n=6). A partir disso, um roteiro para a construção dos vídeos educativos foi elaborado e estes estão em fase de desenvolvimento. Considerações finais: A mensuração do letramento em saúde é relevante para o adequado planejamento e execução do cuidado de enfermagem, que pode ser facilitado por uma tecnologia educacional.