Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVIMENTO DE UM CHATBOT COMO FERRAMENTA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO
Relatoria:
Silvana Carvalho Cornelio Lira
Autores:
- Paula Pedrosa Souto Maior Correia
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. A amamentação, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, é um fator protetor contra diversas doenças da criança. No entanto, o desmame precoce continua sendo uma realidade para algumas mulheres. Situações como a baixa produção de leite, dificuldades na pega, ingurgitamento mamário e retorno ao trabalho contribuem para a interrupção da amamentação. Estas mulheres necessitam de modelos ou guias práticos acerca das técnicas corretas para uma amamentação bem sucedida. O uso de tecnologias móveis no processo educativo pode contribuir para oferecer o apoio e orientação necessários para a prática da amamentação, promovendo um cuidado disponível a qualquer momento e lugar. Objetivo: Descrever o processo de criação de um chatbot educacional para apoiar gestantes e puérperas em sua jornada de amamentação. Metodologia: O chatbot foi desenvolvido entre os meses de janeiro a março de 2023 a partir das seguintes etapas: Revisão bibliográfica; Elaboração do FAQ; Desenho do Script e Criação do Chatbot. Realizou-se uma revisão sistemática sobre a amamentação: fatores do desmame precoce e tecnologias educacionais, para fundamentar a elaboração do FAQ com respostas às questões mais frequentes identificadas nos estudos. O script com fluxo de diálogos foi elaborado na plataforma miro e em seguida transportado para a Code 7, plataforma escolhida por possibilitar o uso sem desenvolvimento codificado. O chatbot apresenta em sua interface quatro possibilidades de navegação: Estou gestante; Estou amamentando; Desejo me preparar para a volta ao trabalho e Desejo falar com uma consultora de amamentação. Resultados: O link do chatbot foi compartilhado para acesso gratuito em grupos de WhatsApp de enfermeiras e outros profissionais que assistem gestantes e puérperas. Foi disponibilizado ainda em grupos de gestantes e em rede social criada para divulgação do projeto. Desde o lançamento em 02 de abril ao dia 04 de junho de 2023 observou-se 358 acessos com 1900 trocas de mensagens e 11 conversões para a enfermeira. Considerações finais: As tecnologias móveis na área da Enfermagem não objetivam substituir o contato pessoal entre enfermeiro e cliente, mas devem atuar de forma complementar as consultas, colocando a mulher no centro do cuidado da sua jornada de amamentação e o enfermeiro no papel de consultor e orientador para melhorar os resultados.