Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Sobrepeso ou Desnutrição de Alunos em Escolas Públicas
Relatoria:
Matheus Afonso Silva
Autores:
- Marina Salete da Silva França
- Tâmara Cristina
- Avelino Mendes Gonzaga Neto
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A população brasileira tem passado por diversas mudanças no padrão alimentar e nutricional em diferentes classes sociais e faixas etárias, fenômeno conhecido como transição nutricional. As crianças devem comer bem e comer alimentos nutritivos para ter um bom desempenho no futuro com base ao tripé: alimentação saudável, exercícios e sono. O uso da tecnologia educacional em atividades de educação alimentar e nutricional proporciona um ambiente envolvente e agradável, ficando atento a forma que a criança usa, para não fica sem a prática de atividades físicas o que desempenha um papel fundamental no seu bem-estar físico, mental e espiritual. Os métodos antropométricos permitem avaliar o peso (KG), a altura (M) e outras medidas do corpo humano, pois esse método representa um importante recurso para avaliar seu estado nutricional e fornece dados importantes para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes desenvolvimento. Objetivo: Analisar os fatores que levam o sobrepeso e desnutrição de alunos de escolas públicas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de natureza bibliográfica, onde analisou bibliografias sobre índice de massa corporal e nutrição no âmbito escolar, a busca eletrônica ocorreu no mês de maio de 2023, nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Resultados e Discussão: Após as análises, foi observado que os alunos das escolas de acordo com o IMC, estão classificados em sobrepeso ou baixo peso ideal, isso se dá pela mal alimentação desses alunos. De acordo com os profissionais do programa saúde na escola (PSE), essa divergência se dá pelo fato da moradia dos alunos, onde uma predominância maior estão divididos em residentes da zona rural e periferia da cidade. Considerações Finais: Esta revisão possibilitou conhecer a nutrição dos alunos das escolas públicas, ajudando ao levantamentos das implicações que levam as crianças a estarem a cima ou a baixo do peso. E, portanto, permitiu a compreensão que essa situação necessita de um olhar para dentro das escolas.