Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Educação em saúde extra-muro como estratégia de sensibilização popular do Outubro Rosa
Relatoria:
Julia Santos Lisboa
Autores:
- Jucilene Luz Neves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A conscientização da sociedade quanto à prevenção do câncer de mama é o principal objetivo da campanha “Outubro Rosa”. O autoexame das mamas contribui para a detecção precoce e redução da alta mortalidade. A educação em saúde é relevante para a orientação dessa prática simples e acessível, sendo a atividade extra-muro uma estratégia importante para sensibilização em maior abrangência, para além dos ambientes hospitalares ou assistenciais diretos. OBJETIVO(S): Visa relatar a ação educativa realizada por enfermeiros que ocorreu nos espaços de venda de uma joalheria de Belém-PA, em outubro de 2022. MÉTODO: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A ação ocorreu em três etapas: Exposição da temática; Quiz interativo com 10 perguntas criados no “Kahoot”, e entrega de folder impresso. Foram 15 ouvintes, entre vendedores da loja e clientela. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A exposição da temática contou não somente com a explicação do surgimento da campanha, também abordou dados sobre o câncer de mama como: prevenção, sintomas, surgimento e tratamento. Além disso, ocorreu orientação sobre a realização do autoexame das mamas. O Quiz desenvolvido para avaliação do entendimento do conteúdo trouxe dinamicidade para a ação, além de consolidar o conteúdo explanado. O folder foi entregue para posterior consulta das participantes e disseminação da informação. Com a metodologia aplicada, houve grande receptividade das participantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se a importância de levar a educação em saúde para outros espaços, mediante desenvolvimento dinâmico e interativo da atividade.