Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO VOLUNTARIADO NA SAÚDE: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ENFERMEIROS
Relatoria:
Geane Sales Bezerra
Autores:
- João Vitor Teixeira de Sousa
- Breno da Silva Barroso
- Antonia Neyliane Carneiro Torres
- Amanda Maria Braga Vasconcelos
- Alysan Gomes de Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Lei nº 9.608/98 considera o serviço voluntário como atividade não remunerada feita por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos com uma finalidade cultural, educacional ou científica. Nessa linha de pensamento e adequando à realidade do ensino nas universidades, surge a figura do indivíduo movido por um comportamento não de caridade, mas para exercer uma responsabilidade junto a uma consciência de formação educacional. OBJETIVO: Relatar o ensino voluntariado na enfermagem em uma Universidade Pública do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência dos ciclos teóricos na Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica de uma Instituição de Ensino Superior. Composta por 20 acadêmicos de enfermagem entre o sexto e oitavo semestre e baseada no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, onde o primeiro é caracterizado por ciclos teóricos semanais, onde os integrantes reúnem-se para momentos de capacitações com enfermeiros obstetras. Foi realizado no período de abril a junho de 2023 nas salas de aula da referida Instituição. Respeitaram-se os princípios bioéticos preconizados na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: Foi possível a prática da educação em saúde junto aos acadêmicos provocando nos estudantes a expectativa da prática e desenvolvimento de habilidades clínicas. Observou-se a necessidade de um aprofundamento teórico que estivesse aliado à experiência do educador, uma vez que a demanda de formadores de instituição superior também possam ser pessoas com domínio da prática em serviço. Os momentos proporcionaram aos estudantes um aprendizado interdisciplinar, a integração entre teoria e prática, as competências para o trabalho em equipe, a empatia com os pacientes e a ética profissional. Os benefícios para a instituição de ensino foram a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais, a cultura da responsabilidade social, uma maior capacidade de atendimento às necessidades dos estudantes e a reflexão das metodologias de ensino, trazendo uma visão significativa do mundo real. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreendeu-se que o ensino voluntariado na saúde representa uma abordagem colaborativa e enriquecedora para a formação de enfermeiros. É importante incentivar essa prática com parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde visto que contribui para a formação de profissionais comprometidos com a melhoria da saúde da população.