Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A ENFERMAGEM E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LOYANA MENDES PINHEIRO
Autores:
- Elkiane Gomes da Silva
- Jefferson Coutinho da Costa
- Suellen Cavalcante Bandeira
- Thatyana Borges Machado
- Adriano Augusto Pereira Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde está fundamentada no conceito de promoção da saúde, refere-se aos processos que abrangem a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas das pessoas com risco de adoecer. Portanto, observa-se a necessidade de ofertar e facilitar o acesso a informações de cunho educativo à população. A internet tornou-se uma das principais ferramentas de busca de conhecimento por meio rápido, eficiente, versátil e didático. Assim, as redes sociais tornaram-se importantes aliadas na difusão de informações, elas têm o poder de informar, desinformar, transformar ou destruir paradigmas, preceitos individuais e coletivos mostrando-se importante aliadas para a manutenção das ações de educação e promoção de saúde. Objetivo: Relatar o uso das redes sociais como experiência universitária para promoção da educação em saúde na enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunos acadêmicos de enfermagem com ações de divulgação da promoção a saúde desenvolvida através da utilização das plataformas digitais. Para as postagens foi utilizado smartphones pessoais com acesso às redes sociais. Estas ações se iniciaram com a criação de um perfil no Instagram® e estão ocorrendo desde o início do ano de 2023. As postagens são criadas e publicadas com base nas informações dos manuais e sites dos Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais e artigos científicos, utilizando uma linguagem clara e acessível. Ao confeccionar os posts diários, buscou-se elementos visuais que prendessem a atenção do público, com figuras e ilustrações. Resultados: As postagens no Instagram® abordaram diversos temas de promoção, prevenção e tratamento da saúde. Até a presente data, foram realizadas trinta (30) postagens ou materiais compartilhados. Conseguindo alcançar pessoas de várias idades e lugares do Brasil, sendo assim, disseminando as informações de promoção a saúde. Observou-se que as postagens nos stories alcançaram uma média de 265 visualizações diárias. A ferramenta apresentada mostrou-se útil e principalmente de amplo acesso, contribuindo de forma positiva para a sociedade. Conclusão: Observou-se que o Instagram® possibilita um alcance do público em geral, além de profissionais de saúde. Sendo assim, o uso assíduo pela população tornou-se útil na disseminação de informações à saúde. O que revela a necessidade e a importância da transmissão de informações pertinentes e com comprovação cientifica.