LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE HISTOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francisca Flávia Campos Silveira
Autores:
  • HILZA BEATRIZ BARBOSA DE SOUSA
  • MARIA JULIETE MAIA GOMES RIBEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO A monitoria trata-se de uma estratégia pedagógica que funciona como uma ferramenta de aprendizagem, colaborando na compreensão dos conhecimentos universitários através das práticas, por meio da atuação dos monitores que trabalham com o objetivo de fortalecer o conhecimento teórico-prático. A disciplina de Histologia é uma disciplina dos cursos da saúde que consiste no estudo dos tecidos, células e como são organizados na constituição dos órgãos. Por tratar-se de pequenas estruturas torna-se necessário o uso de microscópios nas práticas. OBJETIVO Descrever as experiências vivenciadas durante a monitoria de Histologia do curso de bacharelado em enfermagem. MÉTODO O presente estudo desenvolve-se por meio de um relato de experiência de caráter descritivo acerca da monitoria da disciplina de Histologia, ao qual realiza-se pela discente do curso de Enfermagem no Laboratório de Microscopia, ofertado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). A monitoria está em andamento e perdurará durante todo o semestre letivo 2023.1, ao qual atende duas turmas do primeiro período de enfermagem. RESULTADOS E DISCUSSÕES É ofertado 6 horas semanais de monitoria aos alunos, que acontece no laboratório de microbiologia com a monitora e os discentes. De imediato, foi notório desinteresse por parte dos alunos nas monitorias, porém após os primeiros encontros os alunos apresentaram suas fragilidades e dificuldades, que contribuem no andamento da monitoria. Os conteúdos ministrados, seguem de acordo com os assuntos já apresentados pelos docentes. Estes momentos oportunizam discussões a partir da retirada de dúvidas dos alunos, além de prepará-los para as atividades avaliativas e para entendimento das disciplinas clínicas futuras de um modo prático. Ademais, favorece o monitor a desenvolver sua oratória, organização e criatividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto, percebe-se que a monitoria é de grande valia pois favorece o desempenho dos alunos, permitindo autonomia, aquisição de competências e habilidades para desenvolver no decorrer das atividades acadêmicas. Além de ser um momento significativo para o monitor, incentivando a busca de atualizações, despertando o interesse pela docência e favorecendo um maior compromisso com sua futura profissão.