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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
Hilza Beatriz Barbosa de Sousa
Autores:
  • Francisca Flávia Campos Silveira
  • Rosane Shirley Saraiva de Lima
  • Ana Caroline Lopes Costa
  • Cristiano Almeida da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O exercício da enfermagem é alicerçado na fundamentação técnica e científica para que sua prática social e política seja exitosa e resolutiva. Neste sentido, as instituições de ensino superior devem desenvolver e permitir dinâmicas do processo de ensino-aprendizagem com enfoque no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão. A monitoria acadêmica é uma atividade de cunho pedagógico por meio da qual o aluno-monitor e discentes podem consolidar conhecimentos, visto que contribui para um melhor aproveitamento do tempo, do conteúdo e da construção de saberes. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de monitoria vivenciada junto à disciplina de Anatomia Humana. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica de Enfermagem que atua como monitora do Laboratório de Anatomia Humana (LAH) ofertado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). A monitoria iniciou-se em março de 2023 e está em andamento até julho de 2023, ao qual atenderá duas turmas do primeiro período de enfermagem. Os encontros de monitoria são realizados no LAH semanalmente com o monitor e os discentes. Foi perceptível maiores estímulos aos estudos, visto que nestes momentos, é possível proporcionar a identificação das dificuldades e fragilidades. A aproximação de alunos com diferentes níveis acadêmicos contribui para o aprendizado de ambos, pois permite o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Em alguns encontros, são aplicadas provas práticas simuladas, como forma de incentivo para que o conteúdo seja realmente fixado pelos discentes e através disto, o benefício é mútuo, pois, permite que a monitora possa relembrar conteúdos vistos no início da graduação e se aprofundar em assuntos que estão presentes na rotina de exercício laboral dos profissionais da saúde, tendo em vista que, a disciplina de anatomia é uma das bases da grade curricular. Conclui-se que a monitoria é de grande relevância para a formação do enfermeiro pois permite reforçar a importância da busca contínua de informações, bem como a aproximação com a experiência da docência e da atuação educadora, o que contribui para o aprimoramento da sua capacidade crítica e conduta clínica, fornecendo subsídios para promover autonomia dos futuros pacientes através da educação.