Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE VOLTADA PARA O ÂMBITO ESCOLAR COM INTUITO PREVENTIVO
Relatoria:
Anny Beatriz Ramalho Dos Santos
Autores:
- Edjamarys Suzy da Silva e Silva
- Maria Elza Eduarda Araújo Ivo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os cuidados imediatos prestados a uma vítima acidentada com o propósito de estabilizar o estado do indivíduo, evitando sequelas e novas lesões denomina-se primeiros socorros. Os acidentes escolares são comuns porque crianças e adolescentes são muito suscetíveis e vulneráveis como também por passarem grande parte do seu tempo nesse ambiente. Portanto, o ensino dessa temática minimiza o impacto causado por esses eventos e o apresenta como uma ferramenta fundamental para superar o desconhecimento de uma temática prevalente, necessária e obrigatória. OBJETIVO: Identificar na literatura nacional a relação dos primeiros socorros com as atividades educativas sobre o mesmo, no âmbito escolar. MÉTODOS: Trata-se de um estudo com revisão bibliográfica da literatura, onde utilizou-se as seguintes bases de dados: Biblioteca virtual em saúde - BVS, Scientific Electronic Library Online - SciELO e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS. Foram achados 85 artigos, sendo 5 os selecionados, após os critérios de exclusão compreendendo os anos entre 2019 a 2023. A coleta de dados foi realizada de forma não controlada no dia 19 de maio de 2023. Os descritores usados foram: “Primeiros socorros”, “Educação em saúde” e “Aprendizagem” simultaneamente com o operador booleano AND. RESULTADOS: Os estudos analisados destacam que há escassez de informações sobre primeiros socorros na educação escolar, devido a uma lacuna no nível de habilidade e conhecimento sobre o assunto. Adultos, incluindo educadores e tutores, também possuem pouca ou nenhuma habilidade e/ou conhecimento estruturado para ser repassado. CONCLUSÃO: Evidencia-se a necessidade de implantação e ampliação da educação em primeiros socorros nas escolas, podendo ser por meio de disciplinas e/ou cartilhas informativas, visando a redução de taxas de complicações e mortes ocasionadas pela falta de suporte adequado. As informações repassadas aos alunos em sala de aula podem levá-los a salvar vidas.