Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PROJETO SAMUZINHO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISCA LUANA DA SILVA
Autores:
- HEMELYNI CECÍLIA GONÇALVES LIMA
- DANELLE DA SILVA NASCIMENTO
- RAÍSA BARBOSA DA SILVA
- CLARANY ALVINO LEITE RAMOS
- GEÓRGINA ARAÚJO DINIZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As ações de fomento à saúde durante as fases infantil e adolescente constituem estratégias voltadas a um comportamento benéfico e tendem a perdurar na vida adulta. As intervenções lúdicas na Educação em Saúde têm como objetivo aprendizagem e adoção de comportamentos que promovam a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. O projeto "Samuzinho" foca em reduzir trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), prevenir acidentes domésticos e orientar primeiros socorros a crianças e adolescentes em idade escolar. OBJETIVO: Relatar a vivência no Projeto "Samuzinho" em um município da Paraíba. MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas por enfermeiras, ao longo do ano de 2022, em escolas municipais do estado da Paraíba. Com visitas mensais as escolas, acompanhadas pelo corpo docente. RESULTADOS: Foram utilizadas abordagens lúdico-educativas, tais como dinâmicas, músicas, palestras, visitas técnicas às ambulâncias e simulações de situações de urgência e emergência adaptadas ao público-alvo. Ocorreu interação e orientação sobre como lidar com situações de risco, conscientização dos malefícios do trote e prevenção de acidentes domésticos, onde a atuação das enfermeiras se fez necessária devido ao seu papel de educar e promover saúde. Nas palestras educativas, treinamentos relacionados ao Suporte Básico de Vida, simulação de chamadas ao SAMU e orientação sobre os prejuízos do trote, houve a participação ativa de todos. CONCLUSÕES: O instrumento educativo utilizado estabelece vínculo de participação ativa das crianças nas atividades propostas, permitindo que elas atuem como multiplicadoras do conhecimento adquirido, estimulando a expansão de estratégias de Promoção e Educação para a Saúde. Essa abordagem tem sido bem recebida pelas famílias, sendo amplamente aceita e aprovada. A Enfermagem desempenha um papel social de grande relevância ao empregar abordagens lúdicas na luta contra trotes que colocam em risco a vida daqueles que realmente necessitam de ajuda, além de prevenir acidentes domésticos, evitando possíveis prejuízos logísticos, financeiros e sociais, oportunizando às crianças absorverem melhor o conteúdo e se tornarem disseminadores das informações.