Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
INTEGRAÇAO ENSINO- SERVIÇO COMO INSTRUMENTO FORTALECEDOR DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
Rayegne Alves dos Santos Mendes
Autores:
- AMANDA LOPES DE AZEVEDO
- ANA SANTANA DOS SANTOS
- ANTONIA LIRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO
- AMANDA GABRIELE MONTEIRO NUNES
- MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA
- TASSYO LEANDRO DA SILVA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013 orienta a criação dos Núcleos de segurança do Paciente (NSP) com a finalidade de “promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco”. A efetividade destes núcleos depende primordialmente do êxito das ações desenvolvidas. É importante mencionar que ações como a integração ensino – serviço permitem um alcance maior da distribuição do conhecimento e a realização de atividades educativas de forma mais eficaz. Desta forma, promover a melhoria da cultura de segurança do paciente na unidade hospitalar, aliada as premissas e inovações da academia configura-se como importante instrumento para a possibilidade de redução de danos e agravos aos usuários. OBJETIVOS: Este trabalho tem por objetivo demonstrar as ações realizadas, através do Núcleo de Segurança do Paciente do HETFF em parceria com as docentes e discentes do curso de Enfermagem da UERN, como forma de fortalecimento do NSP na unidade. METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi do tipo relato de experiência, que permite a narração e detalhamento das ações desenvolvidas em parceria com a instituição de ensino. RESULTADO E DISCUSSÃO: Observou-se uma maior adesão dos profissionais da unidade aos protocolos de segurança do paciente. Tendo em vista que as instituições de ensino contam com quadro de profissionais em constante atualizações, bem como dispõem de estrutura física adequada e insumos necessários as capacitações. Diante dos eventos adversos mais frequentes, foram traçadas estratégias educativas, a fim de reduzir o número de eventos adversos ocorridos. Toda esta integração, também culminou na realização de um Simpósio sobre de Qualidade do Cuidado no qual foram realizadas capacitações para os profissionais de saúde, onde foi o utilizada a estrutura física da Universidade e a capacidades técnica e científica para análise e premiação de trabalhos científicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Promover a integração ensino- serviço permitiu a viabilidade de ações educativas, dentro da unidade hospitalar, facilitando a adesão dos profissionais aos protocolos propostos, diminuindo assim riscos aos usuários e permitindo uma melhor qualificação da formação acadêmica, tendo em vista que os alunos puderam participar efetivamente das ações propostas. Tudo isto contribui para promoção das melhorias na qualidade do cuidado.