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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Metodologias ativas como ferramenta para qualificação na prática da hemotransfusão: um relato de experiência.
Relatoria:
Rayegne Alves dos Santos Mendes
Autores:
  • MARIA DO SOCORRO CAVALCANTE PEREIRA
  • AMANDA LOPES DE AZEVEDO
  • ANA SANTANA DOS SANTOS
  • KEILA KAROLINE SOUZA NASCIMENTO
  • CLARISSA GOMES DE ARAÚJO
  • VANESSA DIAS DE ARAUJO BARRETO
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Sabe-se que as metodologias ativas permitem a aproximação entre o conhecimento técnico e teórico, estimulando o senso crítico e autonomia. Serve como ferramenta facilitadora do ensino, contribuindo para o processo de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico. OBJETIVOS: Este trabalho tem por objetivo demonstrar as ações realizadas, utilizando as metodologias ativas na qualificação quanto aos aspectos práticos na hemotransfusão, em uma unidade hospitalar do Seridó Potiguar. METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi do tipo relato de experiência que permite a narração e detalhamento das ações desenvolvidas. O relato traz detalhes sobre as ações prático-teóricas realizadas na unidade hospitalar, com demonstração das boas práticas no manejo dos hemoderivados. Lançando mão de um cenário realístico para reprodução das ações corretas e utilizando dinâmicas interativas, como quiz e jogo da memória. RESULTADO E DISCUSSÃO: Foi observado que durante a apresentação do conteúdo, os profissionais trouxeram questionamentos pertinentes ao assunto e puderam corrigir práticas errôneas e corriqueiras. Garantindo assim a redução de eventos adversos e danos aos usuários. Observou-se que os funcionários interagiram durante a explanação e puderam trazer suas dúvidas para o ambiente educativo. |A ação foi pensada, após a observação de recorrência de eventos adversos relacionados a administrações de hemoderivados. Após a realização das capacitações, ainda não foram notificados eventos adversos relacionados ao tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Promover ações através de atividades lúdicas e didáticas permitiu a maior fixação do conhecimento. Observou-se também uma maior adesão dos profissionais às capacitações, entendendo que foi realizado com os plantonistas do dia, em dias variados para atingir maior número de profissionais. A qualificação profissional, permite que os riscos de eventos adversos sejam minimizados, consequentemente que se reduza o tempo de internação e os custos hospitalares, bem como promove a melhoria na assistência ao paciente.