Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA PARA ADESÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19 NO MUNICÍPIO DE IPIAÚ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GABRIELE PRAZERES DOS SANTOS
Autores:
- KEILA MAIA CARDOSO
- Laryssa Andrade Santos Fernandes Dias
- EVERALDO LOURENÇO DA PAZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Em Ipiaú, o primeiro caso de COVID-19 foi notificado em 1 de abril 2020. No dia 20 de janeiro de 2021, deu-se início à vacinação contra COVID-19 no município, e desde então, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando alternativas para aumentar a adesão, visando homogeneidade na cobertura da vacinação contra a COVID. Com o início da vacinação, e a necessidade da não aglomeração de públicos, foram levantadas as problemáticas das dificuldades para adesão da população à vacinação contra a COVID e traçado o projeto de intervenção de como melhorar esta realidade no município de Ipiaú/Bahia. Foram avaliadas as dificuldades da população para a adesão à vacinação contra a COVID juntamente com as Unidades de Saúde do município. Foi traçado um plano de intervenção, o qual inclui: divulgação sobre a vacina, combatendo as fake News junto à comunidade; vacinação em zona rural; vacinação domiciliar dos acamados/dificuldades de locomoção/faltosos; vacinação Drive Thru no Estádio Municipal; vacinação em praças/eventos municipais; vacinação noturna, finais de semana/feriados; vacinação em escolas; criação de mapas diários para vacinação COVID; Acompanhamento/lançamento diário de dados referentes à vacinação COVID. Tendo ao final do período, uma cobertura homogênea do público 18+: D1-79,7%, D2-72,9%, destacando adesão da população à proposta implementada. Em todo ano de 2021, a vacinação para COVID foi realizada de forma escalonada, devido quantidade inicial de insumos insuficientes para todo público elegível, e as estratégias de intervenção foram realizadas de acordo com sua necessidade, com objetivo de levar a oportunidade a todo público-alvo naquele momento. As ações eram realizadas durante toda semana, finais de semanas e feriados; atividades educativas/presença nas rádios combatendo as fake News semanalmente, o que esclareceu as dúvidas da população e fez com que buscasse os serviços ofertados para a imunização em seus mais variados horários e localidades, destacando o êxito das ações propostas e realizadas de cobertura e homogeneidade da vacinação para COVID.