LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROGRAMA PÓS-TÉCNICO: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POTENCIALIZADOR NA ESPECIALIZAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO
Autores:
  • Betânia Maria Pereira dos Santos
  • Maria Soraya Pereira Franco Adriano
  • Aurilene Josefa Cartaxo de Arruda Cavalcanti
  • Márcia Virginia Di Lorenzo Florêncio
  • Fabíola Fialho Furtado Gouvêa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é apresentada no art. 39 da Lei Federal nº 9.394/1996, esclarecendo que: no cumprimento dos objetivos da educação nacional, ela integra diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, ciência e tecnologia. Além disso, a EPT pode ser desenvolvida por meio de cursos e programas: de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. Ressalta-se a importância de qualificação profissional do Técnico de enfermagem (TE), a fim de evitar a ocorrência de eventos adversos, atentando-se para a realização da assistência com competência e diminuição dos riscos à sua saúde. OBJETIVOS: Qualificar profissionais TE do SUS para uma prática diferenciada, contribuindo para aprimorar a assistência de enfermagem no país, diminuindo as desigualdades regionais e as iatrogenias. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiencia que descreve como acontecerá o projeto pós-técnico. A especialização constará da realização de cinco cursos de especialização na modalidade a distância: Especialização em Enfermagem: Cuidado ao Idoso na perspectiva da Saúde Coletiva; Especialização em Enfermagem: Cuidados ao Paciente Crítico Adulto; Especialização em Enfermagem: Cuidado Crítico ao Paciente Neonatal; Especialização em Enfermagem: Centro Cirúrgico/ Instrumentação Cirúrgica; Especialização em Enfermagem: Urgência e Emergência/ APH. Os cursos acontecerão na forma de módulos. Relativo à carga horária de 300 (trezentas) horas, estas foram distribuídas em 03 (três) módulos: Módulo I - Comum, com 90h (noventa), 05 (cinco) componentes curriculares; Módulo II - Profissional Específico, com 120h (cento e vinte), e 03 (três) componentes curriculares e Módulo III - Prática em Serviço, com 90 (noventa) horas e 02 (dois) componentes curriculares. RESULTADOS: No momento, a especialização técnica de nível médio está na fase de capacitação dos profissionais e seleção dos mesmos. Com a projeção de que no segundo semestre, tem-se o quantitativo de 10.000 técnicos de enfermagem especializados nas áreas dos cursos. CONCLUSÃO: Destaca-se a necessidade de cursos de especialização que entendam a complexidade das diversas áreas de atuação do TE. Ressalta-se que cursos de especialização, partem da importância de qualificação profissional, onde os TE manifestaram interesse e anseio em participar de atividades de aprimoramento.