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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A utilização de educação em saúde na disciplina de Cuidados do Adolescente: um relato de experiência.
Relatoria:
Deannynne Perdigão Mineiro
Autores:
  • Ana Clara de Brito Gomes
  • Mariana Cavalcante Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O enfermeiro é o profissional da equipe que tem melhor acesso à comunidade, criando maiores vínculos, fato que torna muito importante o seu papel de educador, podendo atrair adolescentes para o acompanhamento de sua saúde, prevenindo maiores problemas de saúde nessa faixa etária. A implantação de programas de atendimento específicos aos adolescentes é importante para a manutenção da saúde deles e a educação é uma estratégia para a promoção da saúde, de modo a viabilizar a autonomia no autocuidado. Cabe ao enfermeiro atuar na prevenção de problemas. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), referente ao estágio da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, na utilização de educação em saúde em escolas públicas, no município de Fortaleza-CE. METODOLOGIA: Durante cinco semanas as estagiárias foram para uma escola pública no município de Fortaleza, na qual puderam desenvolver ações educativas com alunos do segundo ano do ensino médio. Inicialmente foram realizadas entrevistas individuais com os alunos, utilizando o instrumento SAE Adolescente, para conhecê-los e entender a realidade de cada um de forma isolada e criar vínculos. Em seguida, foram coletadas temáticas de interesse dos alunos para que fossem realizadas ações educativas referentes aos assuntos. Foram utilizados materiais como jogos educativos (quizzes, jogo da memória), dinâmicas de grupo (tabuleiro) para tornar o aprendizado mais efetivo e dinâmico. RESULTADOS: O estágio na área da escola possibilitou a observação de casos de adolescentes com diagnósticos, como ansiedade e depressão que exigem atenção e cuidado, permitiu às estagiárias o acesso a um local em que puderam conhecer atuações do enfermeiro que diferem daquelas que comumente eles estão. Além disso, possibilitou a aproximação das alunas com realidades diferentes e permitiu o desenvolvimento de atividades que ajudassem na melhora das condições do outro. CONCLUSÃO: As atividades educativas voltadas aos adolescentes para aprimoramento do cuidado de enfermagem nas escolas contribuíram para promoção da saúde e conhecimento sobre técnicas para auxiliar na qualidade de vida dos adolescentes. Além disso, oferece aos estudantes da enfermagem um aprendizado mais humano, voltado para as necessidades do adolescente, visando a melhora dele em todos os aspectos da sua vida, disponibilizando um espaço de escuta, acolhimento e solução de dúvidas existentes.