Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Metodologias Ativas no ensino remoto da Disciplina História da Enfermagem
Relatoria:
Alessandra Santos de Paula
Autores:
- Leonardo Santana Rocha
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este estudo teve como objetivo descrever as metodologias ativas de ensino utilizadas na disciplina História da Enfermagem oferecida para os estudantes do 1º período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Viçosa durante a vigência do sistema remoto de ensino em atenção as regras sanitárias devido a pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos autores no período de março de 2020 a julho de 2020. Foram utilizados como fonte para a coleta de dados os planos de disciplina e os registros de atividade acadêmica na plataforma on-line Moodle da instituição de ensino. No período mencionado ocorreram adaptações necessárias para continuidade do semestre relacionados ao ambiente de ensino, do presencial para o online com aulas síncronas que eram gravadas e disponibilizadas para os alunos que não conseguiam assistir no horário da aula. No ambiente virtual para poder conseguir implementar o objetivo da disciplina que era de contextualizar a origem da profissão desde a antiguidade aos dias atuais, proporcionando aos alunos uma análise crítica-reflexiva sobre a definição da enfermagem a sua prática profissional, as competências técnicas – científicas e o perfil ético do Enfermeiro. Foram utilizadas as seguintes metodologias atividades de sala invertida, mapas mentais digitais, discussões em grupos em salas virtuais, seminários, passeios virtuais a museus, palestras convidados externos na Semana de Enfermagem (online) envolvendo todos os alunos do curso e confecção de banner de pertencimento de grupo “Somos a Enfermagem Univiçosa 2020” Conclui-se que as metodologias utilizadas permitiram o desenvolvimento dos conteúdos, participação dos alunos e assim possibilitou para o alcance dos objetivos de ensino.